Musas argentinas do hóquei estarão nas Olimpíadas

Regra da Federação Internacional de Hóquei garantiu presença da Argentina no torneio Olímpico / Foto: Manuel Queimadelos Alonso / Getty ImagesRegra da Federação Internacional de Hóquei garantiu presença da Argentina no torneio Olímpico / Foto: Manuel Queimadelos Alonso / Getty Images

Rio de Janeiro - A seleção argentina feminina de hóquei sobre grama está com presença garantida nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As “Leonas”, como a equipe é conhecida, comemoraram a conquista fora de campo, beneficiadas pelo desempenho da Coreia do Sul nas semifinais da Liga Mundial, nesta terça-feira, em Antuérpia. Foi em um dramático jogo contra a seleção da Bélgica, que jogava diante de sua torcida. No tempo regulamentar, o resultado foi um empate por 2 a 2. Na sequência, nos pênaltis, a vantagem foi sul-coreana: 3 a 0.
 
A disputa feminina de hóquei sobre grama no Rio 2016 reunirá 12 seleções as quais serão conhecidas até o fim do ano. São sete equipes classificadas por meio da Liga Mundial, além das cinco seleções campeãs continentais. Na Ásia, a Coreia do Sul já garantiu o título. 
 
Nas Américas, a equipe que ganhar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, que começam dia 10, em Toronto, Canadá, fica com a vaga. A disputa na Europa será de 22 a 29 de agosto em Londres, Inglaterra, enquanto na África a luta será entre 17 e 25 de outubro em Ismailia, Egito, mesma data da disputa da Oceania, em Strattford, Nova Zelândia.
 
Segundo o regulamento da Federação Internacional de Hóquei (FIH), se uma equipe campeã continental figurar entre as melhores colocadas da Liga Mundial, abre uma vaga a ser preenchida conforme a classificação da Liga Mundial, sendo destinada ao país de melhor desempenho que ainda não estiver credenciado para os Jogos. 
 
Foi a regra que beneficiou a Argentina. A semifinal da Liga Mundial de Hóquei Feminino é disputada em duas chaves compostas por dez times. As argentinas estavam no grupo que competiu entre os dias 10 e 21 deste mês em Valência, Espanha. Na ocasião, as Leonas ficaram com a quarta posição, atrás de Grã-Bretanha, China e Alemanha.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook