Emerson Duarte fica em 6º na copa do mundo

Atleta do tiro rápido terminou em 2º na classificatória / Foto: Nicolo Zangirolami / Divulgação ISSFAtleta do tiro rápido terminou em 2º na classificatória / Foto: Nicolo Zangirolami / Divulgação ISSF

Tailândia - Emerson Duarte, que compete na prova pistola tiro rápido, ficou na 6ª posição e obteve um grande resultado na copa do mundo de tiro esportivo, que está sendo disputada em Bangkok, Tailândia. Após terminar em 2º, na fase de classificação, com a ótima pontuação de 582 pontos, que lhe garantiu, com sobras, uma lugar na fase final, onde Emerson teve um bom desempenho e por pouco não entrou na disputa por medalhas.
 
Esta prova, que é disputada em 2 dias, é considerada uma das mais difíceis da competição, devido a extrema precisão de como são feitos os disparos. Cada rodada é subdividida em seis séries de cinco tiros cada: duas séries em 8 segundos; duas em 6 segundos e duas em 4 segundos, ou seja, alta precisão. O brasileiro, que também é treinado pelo colombiano Bernardo Tobar, foi medalha de prata no Pan de Toronto, e mostra que está em um grande momento na sua carreira. 
 
A prova - Com a participação de 25 competidores, Emerson terminou o primeiro dia em segundo lugar, com 291 pontos. No dia seguinte repetiu a pontuação e acabou em segundo geral, com 582. Dos 6 finalistas presentes, 5 eram orientais ( 3 chineses, 1 vietnamita e um coreano), o que demonstra a força da Ásia nesta prova.
 
A final é efetuada em oito séries de cinco tiros, em 4 segundos por série. O sistema de pontuação é acerto ou erro, com a eliminação dos finalistas, com o menor escore, iniciando-se após a quarta série e continuando até a oitava série, com a decisão das medalhas de ouro e prata. Acima de 9.7 é considerado acerto e vale 1 ponto, abaixo de 9.7 é considerado erro e vale zero.
 
Após as 4 séries decisivas iniciais, Emerson, tinha 12 acertos e disputou uma série desempate contra o chinês, Zian Zhang, para definir quem prosseguiria na disputa por medalhas. O atleta da China foi melhor e continuou na prova, deixando o brasileiro com a sexta colocação, resultado importante pela subida no ranking mundial e, também, por ter vindo no ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
A medalha de ouro foi para o chinês Fusheng Zhang, a prata também ficou com outro atleta da China, Yuehong Li, e o bronze para o vietnamita Thanh Ha Minh. 
 
A final da prova pistola tiro rápido está disponível no canal youtube da ISSF, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=XUUX-UZJkBg
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook