Flu mantém a hegemonia e vence mais uma Taça Brasil
Rio de Janeiro - O Fluminense-BNY Mellon confirmou o favoritismo e manteve sua hegemonia na Taça Brasil de polo aquático masculino, neste domingo, 9/06. Num jogo muito difícil, o clube carioca derrotou o Esporte Clube Pinheiros por 5 a 4 (1x1/2x2/1x0/1x1), na casa do adversário.
Esta é nona vez consecutiva que o Fluminense conquista a principal competição da modalidade no primeiro semestre. As oito últimas com este nome de Taça Brasil e a anterior como Copa Brasil.
Os gols da decisão foram de Felipe Perrone (2), Ádria Delgado, Gabriel Reis e Josit Zrilic para o Fluminense. Os goleadores do Pinheiros na final foram de Marcelo Franco (2), Felipe Silva e Emílio Vieira.
O Fluminense também fez o goleiro menos vazado da competição, Marcelinho Chagas, e o artilheiro do campeonato, o croata Josit Zrilic, jogador do Barceloneta, da Espanha, com 15 gols. A competição contou com vários astros internacionais, entre eles, o brasileiro Felipe Perrone, medalhista mundial pela seleção da Espanha. Ele reforçou o campeão Fluminense, jogando ao lado do irmão Kiko.
Além dos estrangeiros, o campeonato teve o brilho dos jogadores da seleção brasileira, que embarca ainda hoje (dom) para a Rússia, onde disputa a partir de terça-feira, a Super Final da Liga Mundial, pela segunda vez consecutiva.
A equipe brasileira será formada por Vinícius Antonelli (goleiro), Felipe Silva e Marcelo Franco, do Pinheiros. Thyê Matos (goleiro), do Botafogo; Adrian Delgado, Bernardo Gomes, Bernardo Reis Rocha e Gabriel Reis Rocha, do Fluminense; Henrique Moniz, Rudá Franco, Antônio Inserra e Gustavo "Grummy" Guimarães, do Sesi/SP; e Gustavo Coutinho, do Paulistano.
A decisão teve a arbitragem de Edmundo Rodrigues e João Rene. João será um dos árbitros neutros no Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona. Já Edmundo acaba de chegar da Super Final da Liga Mundial feminina disputada na China e vencida pela seleção anfitriã.
Na disputa da medalha de bronze, vitória fácil do Sesi sobre o Botafogo por 14 a 7 (4x1/2x1/5x1/3x4), ao contrário do encontro das duas equipes na fase de classificação, quando o clube paulista ganhou por 9 a 8. A arbitragem do jogo pelo terceiro lugar coube a Eduardo Ajuz e André Dester. Os gols da partida foram de Rudá Franco (5), Gustavo Grummy (4), Antônio Inserra (2), Artur Salgado, Ricardo Guimarães e Pedro Borges para o Sesi. Para o Botafogo marcaram Bruno Nolasco (3), o espanhol Mark Baralo (2), Matheus Crivella e Henrique Lopes (resultados completos no "leia a mais" abaixo).
Os sete primeiros colocados da Taça Brasil estão classificados para a Super Liga Nacional 2013.
Classificação da Taça Brasil:
1 - Fluminense
2 - Pinheiros
3 - Sesi
4 - Botafogo
5 - Paulistano
6 - Hebraica
7 - Flamengo
8 - Paineiras do Morumby
9 - Jundiaiense.