Especialista em psicologia do esporte fala aos atletas do Centro de Excelência Esportiva | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Especialista em psicologia do esporte fala aos atletas do Centro de Excelência Esportiva

Psicologo falou sobre superação, lesões e história de alguns ídolos / Foto: ZDLSão Paulo - Jovens talentos do atletismo paulista, treinadores e funcionários do Centro de Excelência Esportiva de São Paulo (CEE) deixaram os treinamentos temporariamente de lado para adquirir um pouco mais de cultura esportiva.

A Federação Paulista de Atletismo (FPA) e o Instituto Memorial do Salto Triplo (IMST) organizaram nesta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado, uma palestra com o psicólogo e diretor da PSICOM - Psicologia e Consultoria, Álvaro Coutinho, intitulada "Cabeça de Campeão - Aspectos Psicológicos de Um Vencedor".

O palestrante mostrou que o principal adversário está dentro de cada um de nós, assim, a superação é algo pessoal e constante no esporte. Segundo ele, campeões carregam consigo valores como autoestima, entusiasmo, disciplina, foco, dedicação, enfrentamento, responsabilidade, equilíbrio emocional e humildade.

"Todos aqui têm o mesmo objetivo, que é buscar o lugar mais alto do pódio. Mas para chegar lá é preciso passar por três etapas: o sonho (ponto de partida), o planejamento (como conquistar a meta) e a execução (preparação e competição)", revela o especialista.

Para concretizar suas afirmações, o doutor em psicologia mostrou alguns relatos de ídolos como Michael Jordan, Ayrton Senna e a maratonista Gabriele Anderson, a história que mais marcou os presentes. A suíça participou da primeira maratona feminina em uma Olimpíada e, mesmo com câimbra e muito estafada, cruzou a linha de chegada. "As imagens falam por si. A mente pode fazer muita coisa. Se ela pode, todos também podem", lembra Álvaro.

O médico também ressaltou que muitas lesões estão ligadas aos aspectos emocionais e psicológicos. Quando o atleta está tenso, sua musculatura é afetada, portanto o risco de lesões aumenta indiretamente. Assim, ele passou para os atletas alguns exercícios respiratórios que podem ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.

O treinador do CEE, Fabrizio Wilkens, aprovou a palestra e ressaltou que o apoio psicológico é muito importante na rotina de uma atleta. "Muitas vezes o psicólogo nota detalhes que os técnicos não observam, já que estão focados em aspectos técnicos. Além disso, os atletas também podem ter um canal de comunicação neutro, pois muitos sentem vergonha de se abrir com amigos, familiares e treinadores, e nesse caso a ajuda de um profissional certamente contribui para que o atleta se desenvolva".

Para finalizar, o Diretor do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Coronel Luiz Flaviano, agradeceu ao palestrante pela experiência transmitida e ressaltou aos presentes que iniciativas como esta contribuem para a formação pessoal e profissional de todos. "Vamos transformar o Conjunto Constâncio Vaz em uma escola de esportistas e de cidadãos".

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook