Brasileiro vence Corrida da Longevidade em São José dos Campos

Carlos Antônio dos Santos novamente cruzou a linha de chegada em primeiro lugar em São José dos Campos / Foto: DivulgaçãoSão José dos Campos - A etapa São José dos Campos do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros foi uma das mais concorridas da temporada para o grupo de corredores. Rumokol Chepkanan, do Quênia, e a brasileira, Tatiele Roberta de Carvalho, travaram um intenso duelo durante toda a prova, lutando pelo primeiro lugar. A queniana levou a melhor na disputa, mas Tatiele ficou muito satisfeita com sua segunda colocação.
 
“Foi uma briga boa, não aliviei para ela em nenhum momento”, contou a brasileira. “Eu sabia que estava bem resistente, então fui para o duelo mesmo”. Tatiele foi a brasileira melhor colocada no mundial de cross country (pista de grama e terra) este ano, na Espanha. Rumokol elogiou o desempenho da companheira e reconheceu que a pista é um desafio a mais para as corredoras.
 
Em São José dos Campos, o percurso de 6 quilômetros no Parque da Cidade foi parte em cross country e parte em asfalto. “Estou acostumado com esse tipo de pista, essa não foi a maior dificuldade para mim”, disse Carlos Antônio dos Santos, primeiro entre os homens. Ele reconheceu a qualidade técnica do grupo. “Tinha um time muito forte, não foi fácil vencer”, afirmou. Santos ganhou as três etapas do Circuito em que esteve presente neste ano – além de São José dos Campos, foi o primeiro em Marília e em Bauru.
 
No pelotão masculino, o segundo lugar ficou com o atleta Bradesco Seguros, Marcelo Cabrini. “Como não sou especialista em cross country, para mim este é um dos percursos mais difíceis do Circuito”, contou. Segundo Cabrini, a disputa pelo primeiro lugar se concentrou em seis atletas. “Venceu quem não deixou o ritmo cair, mesmo em meio a muitas curvas, como é este percurso.”
 
O terceiro lugar entre os homens ficou com o brasileiro José Magno dos Santos; em quarto chegou o queniano Kiprotich Kemboi e, em quinto, Robson Pereira de Lima, também brasileiro. Magno, que por alguns momentos liderou a corrida, disse que o percurso em cross country cansa bem mais do que o convencional. “A perna fica pesada, é um desafio extra para quem não está acostumado”.
 
Entre o grupo de mulheres, o terceiro lugar foi para a brasileira Valkiria Sanches Prieto, bastante assídua nos pódios do Circuito; em quarto ficou Fernanda Raimunda Soares e, em quinto, Drielle Severiano, atleta que treina em São José dos Campos. Todas ressaltaram a qualidade das adversárias. “Estou muito feliz porque subi no pódio em todas as etapas este ano e aqui fiz minha melhor marca, mesmo em meio a tanta gente de alto nível”, afirmou Valkiria.
 
Fernanda disse que um ponto contra, para ela, foi a pista de grama, muito difícil de ser percorrida. Para Drielle, chegar em quinto foi uma importante conquista. “É a segunda vez que corro aqui no Circuito em São José dos Campos, e estou muito satisfeita com minha colocação.”
 
Após a chegada dos corredores, largou o grupo de caminhantes. Eles percorreram, com muito ânimo, os 3 quilômetros do percurso. O tempo nublado e o frio não intimidaram o público: o Parque da Cidade ficou lotado na manhã de domingo.
 
A hora e a vez dos longevos - O Circuito da Longevidade tem por hábito homenagear no palco do evento os participantes mais longevos. Na corrida, os destaques foram para Aristeu Domingues, de 69 anos, e Benedita Aparecida da Costa França, de 61 anos. “Faz seis anos que corro. Eu me aposentei e resolvi procurar uma atividade que preenchesse meu tempo livre”, disse Domingues. Ele conta ainda que convenceu sua mulher, Rosa Marta, que tinha alguns problemas de saúde, a correr. “Com isso, ela parou de sentir dores e melhorou sua disposição”, disse ele, que treina todos os dias acompanhado de Rosa.
 
Benedita disse que caminha e corre há mais de 30 anos e sempre participa de atividades esportivas com amigos de academia. “Na minha família, 80% das pessoas desenvolveram diabetes. Resolvi me prevenir praticando atividade física”, declarou.
 
Entre os caminhantes, o mais longevo foi Francisco Laranjeira, de 74 anos, e Olga Barbare da Silva, de 84 anos. Acompanhado da mulher, Terezinha Raimundo, Laranjeira afirmou que caminha com frequência. Ele já participou em outros anos do Circuito. Já Olga, moradora do Rio de Janeiro, caminha todos os dias. “Estou aqui para visitar minha filha e não perdi a chance de participar desta prova”, disse. 
 
Criado há cinco anos com apoio da Bradesco Vida e Previdência, o Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros nasceu com a proposta de levar cada vez mais pessoas a praticar exercícios físicos, a fim de que cheguem à maturidade com saúde e disposição.  
            
Estiveram prestigiando o Circuito em São José dos Campos a primeira-dama da cidade, Rosana Dalla Torre, o assessor de planejamento, Felício Ramuth, e o secretário das relações de trabalho, José Luis Nunes. Os dois últimos participaram da prova de corrida.
 
A primeira-dama recebeu a verba arrecadada com as inscrições em nome do Fundo Social de Solidariedade do município. “Estes recursos serão utilizados na compra de brinquedos que distribuímos para as crianças das escolas públicas no Natal”, afirmou Rosana Dalla Torre. No ano passado, segundo ela, foram beneficiadas seis escolas com o dinheiro doado pelo Circuito.
 
Apresentações artísticas no palco do evento chamaram atenção do público que foi ao Parque da Cidade. Com as danças Chicago e Simetria, apresentaram-se crianças da Secretaria de Esportes e Lazer do município. O coreógrafo e dançarino Reinaldo Anjos mostrou seu talento com apresentações de tango e samba.
 
A próxima etapa do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros será em Ribeirão Preto-SP, no domingo 10 de julho. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 6, no site corridadalongevidade.com.br. Para mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar twitter: @longevidade
 
CIRCUITO DE CORRIDA E CAMINHADA DA LONGEVIDADE BRADESCO SEGUROS ETAPA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
 
Masculino
1 CARLOS ANTONIO DOS SANTOS 3 BIOLEVE RUNNERS/ SEL/MARILIA 00:17:05
2 MARCELO CABRINI 1 BRADESCO SEGUROS 00:17:10
3 JOSE MAGNO DOS SANTOS 5 ORCAMP - UNIMED 00:17:13
4 KIPROTICH JACOB KEMBOI 13 KENIA / LUASA SPORTS 00:17:16
5 ROBSON PEREIRA DE LIMA 24 GRAN CURSOS/PINDAMONHAGABA 00:17:32
6 EDERSON VILELA PEREIRA 9 BM&F/BOVESPA PÃO DE AÇUCAR 00:17:43
7 LUIZ PAULO DA SILVA ANTUNES 29 CRUZEIRO ESPORTE CLUBE 00:17:53
8 JOSÉ ROBERTO PEREIRA DE JESUS 14 LUASA SPORTS /JAU 00:17:57
9 DANIEL DA SILVA FREITAS 30 PINDAMONHAGABA 00:18:26
10 FRANCISCO RIBAMAR DE SOUSA 18   00:18:26
Feminino
1 RUMOKOL ELIZABETH CHEPKANAN 12 KENIA / LUASA SPORTS 00:19:35
2 TATIELE ROBERTA DE CARVALHO 4 SICREDI/NIKE 00:19:44
3 VALKIRIA SANCHES PRIETO 22  00:20:51
4 FERNANDA RAIMUNDA SOARES 23  00:21:09
5 DRIELLE VANESSA CONDE SEVERIANO 175  00:21:27
6 JACIANE BARROSO DE ARAUJO 15 LUASA SPORTS 00:21:45
7 EDNEUSA DE JESUS SANTOS DORTA 16 LUASA SPORTS - RIO CLARO 00:22:57
8 MARIA CECILIA CONDE SEVERIANO 172  00:23:00
9 LUZIA ALUÍZIO MESQUITA 924  00:23:10
10 BRUNA FERNANDA DOS SANTOS 619 EQUIPE STYLLUS 00:24:29

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook