Altair Firmino consegue bom resultado no Cross Country Cross

Largando na 45ª posição, Altair Firmino fez uma boa prova em sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude / Foto: Christian Dawes/COB

Noruega - Largando na 45ª posição, Altair Firmino fez uma boa prova em sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude na manhã deste sábado (13), em Lillehammer (Noruega). O brasileiro de 16 anos terminou a qualificação do Cross Country Cross com o 44º tempo, 3min40s44 (+38s99), ficando de fora das baterias finais. A prova foi vencida pelo coreano Magnus Kim, seguido do norueguês Thomas Larsen e do finlandês Lauri Manilla. Entre as mulheres, o pódio teve Moa Lundgren, Johanna Hagstroem, ambas da Suécia, e Laura Chamiot Maitral, da França.
O atleta brasileiro mostrou-se confiante durante o percurso de 1,5km, passando sem dificuldades pelos obstáculos do circuito, incluindo a seção de rollers após a largada e os saltos na pista. “Foi legal, mas achei a pista difícil, principalmente a subida em zigzag. A neve estava boa e os skis estavam ótimos. Eu me senti cansado após a metade, mas consegui manter a técnica até o final e não deixei cair. Estou animado e confiante para a próximas provas depois do resultado de hoje”, comentou o jovem após a competição.
 
Para o treinador da equipe nacional, o ex-atleta olímpico Leandro Ribela (Vancouver-2010 e Sochi-2014), o desempenho de Altair foi satisfatório. “Acho que a colocação está dentro do programado. Faltou um pouco de intensidade em alguns trechos, mas ele foi muito bem tecnicamente nos obstáculos em comparação com os líderes. Não podemos esquecer que o Altair é do ano de 1999 e está correndo com atletas mais velhos, de 1998, o que nessa idade faz uma diferença grande. Estamos satisfeitos com esse início de competição em Lillehammer e acredito que as próximas provas serão bem melhores”, avaliou o treinador, destacando o foco da preparação de Firmino para as disputas de distância.
“Nosso foco está nos 10km. Depois dessa primeira experiência, vemos que ele tem condição de chegar em outros atletas e brigar na pista”, apontou Ribela. 
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook