Cinco nações disputam uma competição de rollerski na América do Sul

Países sul-americanos se juntaram ao Brasil em etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski em São Carlos-SP / Foto: Divulgação

São Paulo - Entre os últimos dias 12 e 16, a 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski foi realizada em São Carlos-SP, no Parque Ecoesportivo Damha. Pelo segundo ano consecutivo, a competição contou com provas válidas para a Federação Internacional de Ski (FIS) que somam pontos para o ranking mundial de Cross Country, modalidade de neve.
 
A novidade desta edição, no entanto, ficou por conta da inédita participação de cinco nações em uma competição de rollerski oficial em solo sul-americano. Além de Brasil, Argentina, Venezuela, Chile e Equador marcaram presença no evento, que ainda contou com provas palímpicas de sitting e standing, e uma de Rollerski Cross para atletas com até 16 anos de idade.
 
Com 23 atletas participantes, a 3ª etapa da competição se desenrolou sob dias de intenso calor em São Carlos-SP, cidade do interior paulista. Quatro provas diferentes, válidas oficialmente, foram realizadas para homens e mulheres: Sprint, Mass Start, Prólogo e Perseguição.  Com novas dinâmicas e formatos para os atletas, as corridas foram acompanhadas de perto pelo Delegado Técnico da Federação Internacional de Ski (FIS) Georg Zipfel, da Alemanha, que se impressionou com os resultados obtidos pelos atletas mais jovens.
 
De forma geral, Argentina e Brasil estiveram no foco com os bons desempenhos do hermano Matias Zuloaga, que venceu três ouros (Mass Start, Prólogo e Perseguição), Victor Santos, com duas pratas e um quarto lugar, seu irmão Paulo Santos, com dois bronzes, e Altair Firmino, que disputou neste ano os Jogos Olímpicos da Juventude, em Lillehammer (Noruega), e levou uma prata para casa. Pouco mais experiente que os seus adversários, o chileno Yonathan Fernandez também subiu ao pódio no primeiro dia para receber o ouro da prova de Sprint.
 
Como destaque absoluto entre as mulheres, Bruna Moura alcançou os “100%”, vencendo todas as provas que disputou, seguida por Mirlene Picin e Gabriela Neres em três dos pódios, exceto o de Sprint, no qual Leila Mostaço ficou com o bronze. Os resultados fortalecem Moura na disputa por uma vaga aos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018.
 
“Eu me preparei bem para essas provas e estou muito feliz por ver que isso tem dado resultados. Conquistar quatro ouros é gratificante. Não só por eu estar tendo essas conquistas, mas também por estar conseguindo fazer valer a pena toda estrutura e atenção que a CBDN e o Leandro (Ribela) tem me dado em São Carlos”, pontuou Moura.
 
Em paralelo às competições oficiais, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve realizou provas para os atletas paralímpicos. Entre quatro atletas na categoria Sitting, Fernando Aranha foi o campeão. No Standing, Thomaz de Moraes levou a melhor. Os mais novos – até 16 anos de idade - também tiveram a oportunidade de disputar uma prova de Rollerski Cross com obstáculos e desafios ao longo do percurso.
 
Caio Freixeda, gestor da modalidade de Cross Country na Confederação Brasileira de Desportos na Neve, declarou: “As provas foram realizadas com sucesso. A participação de atletas estrangeiros de bom nível técnico agregou bastante ao Circuito e para os atletas brasileiros. Foi um bom parâmetro para o que está por vir na temporada. O Circuito sai fortalecido e com uma boa perspectiva de crescimento para o ano que vem”.
 
Classificação final – 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski
 
12/06
 
Sprint Masculino
1º Matias Zuloaga (Argentina)
2º Altair Firmino (Brasil)
3º Yonathan Fernandez (Chile)
 
Sprint Feminino
1º Bruna Moura (Brasil)
2º Mirlene Picin (Brasil)
3º Leila Mostaço (Brasil)
 
13/06
 
Mass Start Masculino
1º Matias Zuloaga (Argentina)
2º Yonathan Fernandez (Chile)
3º Paulo Santos (Brasil)
 
Mass Start Feminino
1º Bruna Moura (Brasil)
2º Mirlene Picin (Brasil)
3º Gabriela Neres (Brasil)
 
14/06 
 
Rollerski Cross – Sub-16
1º Rhaick Bomfim (Brasil)
2º Claudio Gustavo (Brasil)
3º Eduarda Ribera (Brasil)
 
15/06
 
Prólogo Masculino
1º Matias Zuloaga (Argentina)
2º Victor Santos (Brasil)
3º Yonathan Fernandez (Chile)
 
Prólogo Feminino
1º Bruna Moura (Brasil)
2º Mirlene Picin (Brasil)
3º Gabriela Neres (Brasil)
 
Paralímpico Standing 
1º Thomaz de Moraes (Brasil)
2º Gustavo Sousa (Brasil)
 
Paralímpico Sitting 
1º Fernando Aranha (Brasil)
2º Cristian Ribera (Brasil)
3º Everaldo Arando (Brasil)
 
16/06
 
Perseguição Masculino
1º Matias Zuloaga (Argentina)
2º Victor Santos (Brasil)
3º Yonathan Fernandez (Chile)
 
Perseguição Feminino
1º Bruna Moura (Brasil)
2º Mirlene Picin (Brasil)
3º Gabriela Neres (Brasil)
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook