Em clima de Copa do Mundo, quenianos vencem em Goiânia

Stanley vence / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Goiânia - Em clima de Copa do Mundo, o Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa encerrou neste domingo (8), em Goiânia, a primeira fase de competições da temporada. A prova foi vencida pelos quenianos Stanley Koech e Nancy Kipron, que marcou novo recorde para a cidade. 
 
Os destaques nacionais foram Valdir Sérgio de Oliveira, terceiro colocado, e Joziane da Silva Cardoso, que terminou em quarto. Depois de uma pausa de quase dois meses, o Circuito recomeça em Fortaleza, no dia 3 de agosto.
 
Ainda traumatizada pela perda de Fernandão, um dos maiores ídolos do futebol local, que faleceu na madrugada de sábado num acidente de helicóptero, a cidade de Goiania foi palco da quinta etapa da temporada. O Parque Areião, no setor Pedro Ludovico, recebeu cerca de 2.500 corredores num dia de sol e clima ameno, em torno de 24 graus.
 
A elite feminina foi totalmente dominada pelas atletas africanas. A campeã da São Silvestre e da Meia Maratona do Rio, em 2013, Nancy Kipron não deu chance às adversárias e cruzou a linha em 34min08, baixando em 39 segundos o recorde da cidade, que era da goiana Sueli Pereira, obtido em 2011. "Gostei muito do percurso e do clima, mesmo tendo de encarar algumas subidas mais longas, quando tive de fazer bastante força", contou a queniana que está voltando ao seu país nesta semana. Ela retorna ao Brasil para lutar pelo bicampeonato no Rio de Janeiro, no final de agosto.
 
Quase um minuto depois, chegou a parananese Joziane da Silva Cardoso, a melhor brasileira na prova. "Não consegui acompanhar as africanas, elas estão em outro nível. Mesmo assim lutei muito para não perdê-las de vista, tanto que no oitavo quilômetro, cheguei a passar a Jacklyne (terceira colocada), mas no último quilômetro ela retomou a posição. Estou feliz com meu resultado", afirmou a corredora de Apucarana, que treina com a equipe Pé de Vento há um ano. Joziane está numa boa fase, ficou em terceiro em Campo Grande, em maio, e quer terminar a temporada entre as cinco primeiras do País.
 
No masculino, também deu Quênia - A história se repetiu na elite masculina. O queniano Stanley Koech venceu com facilidade, seguido de seu compatriota Paul Kimutai. "O percurso foi difícil, mas estou feliz com a vitória", resumiu o campeão da Maratona de São Paulo de 2013 e da Meia de Salvador, na semana passada. Assim como Nancy, ele vai embora para o Quênia e retorna em agosto.
 
O terceiro colocado, Valdir Sérgio de Oliveira, estava muito contente com sua performance neste domingo. "Venho de uma sequência de seis provas direto e por isso o resultado foi excelente. Forcei o ritmo no finalzinho para garantir o terceiro lugar", afirmou o mineiro, novo líder do Ranking Caixa/CBAt, com 207 pontos, sete à frente de Sivaldo Santos Viana, que terminou apenas em oitavo e somou 15 pontos por ter sido o sexto melhor brasileiro. Valdir fez três quartos lugares no Circuito Caixa, em Uberlândia, Campo Grande e Belo Horizonte e foi vice-campeão da Maratona de Porto Alegre e da Meia de Salvador.
 
Balotelli de Rio Verde - O clima de Copa do Mundo estava presente na elite masculina. O corredor de Rio Verde Pablo Fagundes da Costa é sósia do atacante italiano Balotelli. Tanto que usa o cabelo idêntico ao jogador e é confundido desde 2011. "Todos brincam que sou muito parecido com o italiano, um grande atleta por quem estou torcendo muito nesta Copa", explicou Pablo depois da corrida, que acabou desistindo na metade em função de uma gripe. "Espero que o Balotelli não faça como eu hoje e marque muitos gols", justificou.
 
Quem também chamou bastante atenção do público foi Cristiane Inácio Leme, de 50 anos. Ela foi a última corredora a completar os 10 quilômetros, depois de 1hm25min. "Foi minha estreia nos 10K e cheguei a ficar envergonhada com os aplausos de todos. Agora me animei e vou treinar ainda mais para fazer a Meia do Rio, em agosto", garantiu ao lado das amigas que vieram cumprimentá-la.
 
Antes dela, chegou Karolina Cordeiro, que completou 5 quilômetros com seu filho Pedro e que está disputando várias etapas do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa nesta temporada, também como forma de conscientizar outros pais de crianças portadoras de deficiências. Emocionada, Karolina contou que foi a primeira prova que fez ao lado da irmã, Patrícia, que mora em Goiânia, e sempre a incentivou . "Lembrei muito de meu pai neste domingo e foi lindo correr com minha irmã", disse. Ela está fazendo palestras pelo País e acabou de editar uma cartilha para dar dicas de como os estabelecimentos comerciais devem se estruturar para atender pessoas especiais.
 
O medalhista olímpico Claudinei Quirino foi o padrinho da etapa de Goiânia do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa. O ex-velocista deu palestras em duas escolas na sexta-feira, fez uma manhã de autógrafos na entrega dos kits no Shopping Flamboyant e participou, no domingo, da largada e da premiação da prova. Teve tempo ainda para fazer a entrega dos tênis usados que foram doados pelos corredores para o Projeto Ciclo Olímpico da academia Jaó. Claudinei destacou a importância de uma criança ter um tênis para praticar esporte. "Na minha infância e adolescência, quando morei num orfanato, tive muito dificuldade para iniciar no esporte e por isso valorizo muito uma ação como essa", ressaltou.
 
Realizado desde 2004, o Circuito Caixa conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de passar por Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5) e Goiânia (8/6), a competição ainda terá etapas em Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/Caixa de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2015.
 
Confira o Resultado da etapa de Goiânia da Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa 2014:
 
Masculino
1- Stanbley Kipchirchir Koech (Quênia/Fila/CAIXA) - 30min09
2- Paul Koech Kimutai (Quênia/Luasa/CAIXA) - 30min28
3- Valdir Sérgio de Oliveira (Gran Cursos/CAIXA) - 30min43
4- Domingos Nonato da Silva - 30min44
5- Ivanildo Pereira dos Anjos (CAIXA/Três Corações) - 31min09
6- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 31min19
7- Laurindo Nunes Neto (AAC) - 31min22
8- Sivaldo Santos Viana (Luasa/CAIXA) - 31min26
9- José do Nascimento Souza - 32min01
10- Francisco Ivan da Silva Filho (ZF Sachs) - 32min05
 
Feminino
1- Nancy Jepkosgei Kipron (Quênia/Fila/CAIXA) - 34min08 (novo recorde)
2- Shewaye Wolde Woldemeskel (Etiópia/Fila/CAIXA) - 34min33
3- Jacklyne Chewek Rionoripo (Quênia/Luasa/CAIXA) - 34min50
4- Joziane da Silva Cardoso (Pé de Vento/CAIXA) - 35min02
5- Sueli Pereira Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 35min49
6- Kleidiane Barbosa Jardim (Gran Cursos/CAIXA) - 36min19
7- Fabiana Cristine da Silva (Luasa/CAIXA) - 37min03
8- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica) - 37min51
9- Fernanda Raimunda Soares (Luasa/CAIXA) - 39min10
10- Maria Regina Santos (Luasa/CAIXA) - 39min43

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook