Guia rápido sobre Paris 2024
Paris - A Olimpíada de Paris de 2024 está a menos de um ano de começar e os planos já estão bem definidos para tudo, desde a rota da cerimônia de abertura até a entrega das primeiras medalhas.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre os Jogos de Verão na França, sediados por Paris exatamente 100 anos depois da última vez.
Quando será a Olimpíada de Paris?
O primeiro dia do evento será em 27 de julho de 2024 e os Jogos durarão duas semanas, até 11 de agosto de 2024. O cronograma completo por esporte está disponível aqui e os ingressos podem ser comprados aqui.
Onde posso assistir?
A Olimpíada de Paris será realizada entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024, e será transmitida pela TV Globo, na televisão aberta, e pelo SporTV, na televisão a cabo.
Como será a cerimônia de abertura?
A cerimônia de abertura será realizada em 26 de julho, mas, ao contrário dos Jogos anteriores, os organizadores de Paris optaram por sediá-la fora de um estádio para incluir as vistas e locais icônicos da cidade.
Portanto, o desfile dos atletas será realizado ao longo do rio Sena, com barcos para cada nação, cruzando o centro de Paris por 6km. A rota terminará no Trocadero, os jardins em frente à Torre Eiffel, onde as tradições olímpicas finais acontecerão.
Como o processo ocorre pela cidade ao ar livre, não há taxas de admissão ou ingressos para visualizar a cerimônia. A rota do desfile pode ser vista aqui e a rota do revezamento da tocha pode ser vista aqui.
A cerimônia de encerramento será realizada no Stade de France.
Todos os eventos serão realizados em Paris?
Não. Três zonas em Paris e arredores serão utilizadas: Grand (incluindo cerimônias no Stade de France, Arena 92 para natação, Saint-Denis), Central (incluindo Parc des Princes, Stade Roland Garros) e Versaille (incluindo Le Golf National e o Velodrome de Saint-Quentin-en-Yvelines para ciclismo de pista).
No entanto, também há locais mais distantes, como estádios de futebol, incluindo o Stade Velodrome em Marselha e o Parc Olympique em Lyon, o Estádio Pierre Mauroy em Lille, que sediará o evento de handebol, o Estádio Nacional Náutico de Ile-le-France para eventos de remo e caiaque, e o Centro Nacional de Tiro em Chateauroux.
Além disso, a inclusão do surfe como evento significa que um esporte acontecerá a mais de 15.000 km de Paris: Taiarapu-Ouest sediará o surfe, na ilha de Taiti, na Polinésia Francesa.
Quais são os novos eventos a serem incluídos?
Um total de 32 esportes será disputado em 329 eventos, incluindo quatro novas adições para o line-up de Paris. O COI permite que os anfitriões apresentem suas próprias escolhas para realçar cada Jogos e a França incluiu breaking (break dancing), escalada esportiva, skate e surfe. Os organizadores disseram que esses foram escolhidos em parte porque são "fáceis de praticar e os participantes formam comunidades muito ativas nas redes sociais", o que significa que esperam "inspirar milhões de crianças" a praticá-los.