Finkel na reta final com superioridade feminina nos recordes

Etiene Medeiros / Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Santos - O Campeonato Brasileiro em piscina curta - 45º Troféu José Finkel - terá sua última noite de finais neste sábado, 17/09, a partir das 18h00, com transmissão da TV CBDA.
 
A competição é a única seletiva para o Mundial em 25 metros da Federação Internacional de Natação-FINA, que acontecerá na cidade canadense de Windsor, em dezembro. No encerramento acontecem as provas de 100m livre, 50m peito, 200m costas e 4x100m medley. A competição colocou abaixo muitas marcas antigas e, até o momento já são 32 recordes superados, sendo 13 de campeonato, 10 brasileiros e nove sul-americanos. Em provas individuais, cinco mulheres e três homens bateram recordes.
 
Viviane Jugblut, Daiene Dias, Etiene Medeiros, Joanna Maranhão e Manuella Lyrio foram as recordistas do Finkel até agora. Outros nomes de jovens nadadores começam a ser vistos com mais frequência entre os principais resultados. O técnico Fernando Vanzela avaliou o primeiro ciclo olímpico completo com o trabalho diferenciado entre homens e mulheres.
 
— No final de 2012 fui chamado pela CBDA para começar um trabalho diferente com a natação feminina. Elas não estavam apenas estacionadas, mas perdendo posições e conquistas. Então precisamos identificar quais eram os problemas para começar a reverter esse quadro. Colocamos como meta tentar proporcionar às meninas que estavam em idades ideais para os Jogos do Rio e Tóquio, ações que as colocassem mais próximas da realidade internacional. Fizemos várias clínicas internacionais, treinamentos especiais, competições no exterior e trouxemos uma equipe multidisciplinar com o olhar voltado para a mulher. Começamos a ver algumas incrementando seus resultados e, mais que isso, uma mudança de atitude. As atletas passaram não apenas a querer participar das principais competições, mas a obter os melhores resultados possíveis nesses eventos. Conseguimos colocar, em apenas um ciclo, a natação feminina do Brasil em pódios internacionais inéditos como nos Mundiais de Doha 2014 (25 metros) e Kazan 2015 e o primeiro ouro pan-americano em Toronto 2015. Nos Jogos do Rio pela primeira vez tivemos uma equipe que foi completa para todos os revezamentos e voltamos a ter uma finalista olímpica — analisou.
 
O técnico chefe da natação feminina brasileira também comentou sobre o futuro e o que considera o principal ganho no trabalho até o momento.
 
— Aí você vai me perguntar: E agora? Não ganhamos medalha na Olimpíada, o que podemos esperar? Eu sei que as pessoas costumam apenas ver a medalha olímpica e botam nela todos os investimentos, esquecendo o ciclo todo e a construção dessas atletas. Como eram essas atletas em 2012? O quanto cresceram? Saímos deste Finkel com várias delas entre os 20 melhores índices técnicos no geral, brigando para estar neste Mundial, em Windsor. A gente sabe que os índices estão apertados, é o quinto melhor tempo do Mundial de Doha. Conquistamos nesse ciclo uma postura diferente. Esse é o ponto principal. Isso não é fácil, mudar o comportamento, a postura. Vimos nos Jogos do Rio atletas muito novos já no pódio, mas para isso é preciso ter uma cultura esportiva muito forte dentro do país. Uma dessas atletas foi a canadense Penny Oleksiak que ganhou os 100m livre junto com a americana (Simone Manuel) e também já havia ganho o Mundial Júnior. O Canadá tem sua cultura esportiva muito bem definida, muito bem traçada. E veja que era um país que não vinha tendo muito destaque. Só para ver como o processo demora e é preciso ter paciência e continuidade. Esse é um ponto importante para o momento atual do país. Como será esta continuidade? Isso é muito importante para o próximo salto de qualidade — Analisou Vanzela.
 
Os atletas que formarão a seleção para o Mundial de Windsor serão selecionados pelos índices obtidos no Troféu José Finkel 2016. Caso a competição termine sem que 16 atletas tenham conseguido índices, a CBDA convocará por ordem de índice técnico nas provas olímpicas individuais, independente de sexo.
 
Melhores tempos das eliminatórias da 6ª e última etapa - 17/9
 
100m livre Fem = Etiene Medeiros - Sesi - 53s26
100m livre Masc = Gabriel Santos - Pinheiros - 47s08
50m peito Fem = Alessandra Marchioro - Unisanta - 30s99
50m peito Masc = João Gomes Junior - Pinheiros - 26s42
200m costas Fem = Natalia de Luccas - Corinthians - 2m09s93
200m costas Masc = Guilherme Guido - Pinheiros - 1m54s75
4x100m medley Fem (série lenta) = Flamengo (Ana Giulia Zortea, Thamy Ventorin, Carolina Athayde e Nathalia Almeida) - 4m07s16
4x100m medley Masc = Flamengo (Luis Fernando Dias, Diego Santos, Luiz Altamir e Breno Correia) - 3m43s65
 
O Finkel 2016 termina neste sábado, 17/9 (programação abaixo), na piscina do Clube Internacional de Regatas, em Santos, com transmissão ao vivo pela TV CBDA (finkel.cbda.org.br). A competição vale como seletiva única para o Mundial de Piscina Curta (25 metros) de Windsor, no Canadá, de 6 a 11 de dezembro deste ano.
 
Programação
 
6ª etapa - Dia 17/9 - sábado (finais: 18 horas)
100m livre F e M / 50m peito F e M / 200m costas F e M / 4x100m medley F e M
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook