Sueli Pereira acirra disputa feminina em Uberlândia | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Sueli Pereira acirra disputa feminina em Uberlândia

Sueli, brasileira mais rápida do Circuito CAIXA em 2011 / Foto: Luiz Doro / adorofoto São Paulo - A primeira prova noturna do Circuito de Corridas CAIXA, em Uberlândia, vai marcar a estreia de Sueli Pereira nesta edição do campeonato. Brasileira mais rápida do circuito no ano passado, a goiana tem objetivos ambiciosos para 2012. Além de se manter entre as fundistas mais velozes do País, Sueli quer carimbar sua vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. E usará a prova no Triângulo Mineiro, neste sábado (12/5), como preparação. A disputa terá largada às 18 horas, no Parque do Sabiá, e percursos de 5 km e 10 km.

"Nós queremos continuar com o trabalho que já vem sendo feito há oito anos. A Sueli vai correr em pista, no mês que vem, para buscar o índice olímpico nos 5 mil ou nos 10 mil metros (o prazo se encerra em 1º de julho) e representar o Brasil em Londres. Correr o Circuito CAIXA vai servir também como preparação para conquistar essa vaga, porque é uma competição de nível forte", explica o técnico Ronaldo Quirino. "Mas se não for agora, ela terá sua chance na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. A Sueli é uma atleta que pode brigar de igual para igual com brasileiras e estrangeiras, uma atleta que corre para 32 minutos. Ela foi muito bem na última temporada, e está evoluindo a cada ano, de dois em dois degraus. "

De acordo com o treinador, Sueli ainda busca o ritmo que a destacou entre as fundistas brasileiras em 2011 (a goiana bateu o recorde das etapas de Goiânia e Campo Grande e venceu também a prova de Porto Alegre). Atualmente é a décima colocada no ranking brasileiro de corredoras de rua, com 29 pontos, e foi a segunda melhor brasileira na Meia Maratona de São Paulo (4ª no geral), em março.

"A Sueli só teve um mês e meio de descanso, por causa dos compromissos que assumiu com algumas competições no início do ano. Ela vem treinando forte, e em Uberlândia estará pronta para brigar pelo pódio. Mas não dá para garantir que já estará tão veloz como no ano passado. Na última edição do Circuito CAIXA no Triângulo Mineiro, ela foi a terceira colocada e melhor brasileira.


Disputa feminina acirrada - O pelotão de elite feminino levará uma disputa muito acirrada ao Triângulo Mineiro, na segunda etapa do Circuito CAIXA. As cinco primeiras colocadas do ranking brasileiro estarão na briga pelo topo do pódio. Roselaine de Souza Silva, líder com 59 pontos), Marily dos Santos (vice-líder, 58 pontos), Maria Zeferina Baldaia (3ª, 52 pontos), Conceição Oliveira (4ª, 51 pontos) e Edielza Guimarães (5ª, 48 pontos) estão muito próximas umas das outras na classificação geral, que pode mudar em Uberlândia.

As fundistas brasileiras terão dois desafios na prova deste sábado (12/5): superar as quenianas Jacklyne Chemwek e Maurine Jelagat Kipchumba e bater o recorde da prova (33min30, feito por Eunice Kirwa em 2011), que vale um prêmio extra de R$ 1.500,00.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook