Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2ª Divisão bate recordes de inscritos

Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2ª Divisão bate recordes de inscritos a cada ano e chega a mais de 200 canoístas em evento que começa amanhã em Macaé/ Foto: Divulgação

Rio de Janeiro- Nos últimos anos o salto de quantidade de novos canoístas praticantes de Canoagem Slalom é um fato a se comemorar no planejamento traçado pela Confederação Brasileira de Canoagem, que visa tornar a modalidade um esporte com a medalha olímpica em sua galeria de conquistas. Para tanto os esforços em criar condições favoráreis de decobertas de novos talentos começaram há anos atrás por meio do fortalecimento das categorias de base da modalidade. E o fruto disso poderá ser visto a partir de amanhã, em Macaé, no Rio de Janeiro, no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2ª Divisão.
 
Foram inscritos para a competição mais de 200 novos canoístas vindos de várias cidades do Brasil, entre elas Foz do Iguaçu (PR), Primavera do Leste (MT), Piraju (SP), Três Coroas (RS) e Piracicaba (SP), conhecidas por revelar há muitos anos canoístas de renome internacional, como Gustavo Selbach, gaúcho de Três Coroas diversas vezes campeão brasileiro e com participação olímpica em seu currículo.
 
A presença maciça de participantes no evento demonstra o crescimento do interesse dos jovens pela canoagem. “Hoje o Brasil atingiu um patamar numérico maior que muitas potências olímpicas. A expectativa é que o crescimento se extenda por muitos anos nos dando muita esperança em formar um futuro medalhista olímpico”, ressaltou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
 
Muito do crescimento da base também se deve à ampliação do raio de trabalho da Confederação Brasileira de Canoagem que vem trabalhando incansavelmente nos bastidores com o Projeto Meninos do Lago patrocinado pela Itaipu Binacional, Projeto Selo de Qualidade, Curso de Formação de Técnicos de Canoagem, ampliação e instalação de novos Centros de Treinamento e diversas outras ações voltadas ao fortalecimento da Canoagem Brasileira da sua base ao alto rendimento.
 
Macaé é um dos pólos de desenvolvimento da Canoagem Slalom no Brasil e sede constantes de eventos da modalidade. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 novos investimentos estão sendo feitos na cidade para fortalecer ainda mais o trabalho realizado com as categorias de base da modalidade.
 
Mundial Junior/Sub23 de Canoagem Slalom
No último fim de semana aconteceu em Wausau, nos Estados Unidos, o Campeonato Mundial Junior/Sub23 de Canoagem Slalom com a presença de mais de 300 jovens canoístas, entre eles muitos futuros campeões olímpicos e mundiais.
 
Pela primeira vez na competição o Brasil atingiu às semifinais em todas as categorias disputadas por canoístas brasileiro, destaque para Leonardo Curcel, jovem descoberto no Instituto Meninos do Lago em Foz do Iguaçu e finalista no C1 Masculino Junior em Wausau.
 
"Esta é a próxima etapa do processor formador do atleta.  Depois de reconhecido o talento por meio dos eventos realizados aqui no Brasil nós começamos a colocar esses jovens canoístas em eventos internacionais, fundamentais para o amadurecimento técnico de qualquer atletas de alto rendimento", explicou Argos Rodrigues, superintendente da CBCa.
 
Os atletas presentes em Macaé representam as associações: Associações: APEN - Associação Pirajuense de Canoagem (SP), AEEMA - Associação Educativa de Esportes e Meio Ambiente (RJ), IMEL - Instituto Meninos do Lago (PR), ASTECA - Associação Trescoroense de Canoagem (RS), APC - Associação Primaverense de Canoagem (MT), ASCAPI - Associação de Canoagem de Piracicaba (SP) e ACAI - Associação de Canoagem de Itaocara (RJ).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook