José Bechara assina arte do Rio open 2020

José Bechara assina arte do Rio Open 2020 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Durante uma partida de tênis, vários instantes podem definir ou mudar o rumo do jogo. E um desses instantes estará ilustrado no pôster da sétima edição do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul e único da ATP no Brasil. Convidado para assinar a arte do torneio, o carioca José Bechara se inspirou em um momento específico para sua criação, que é quando a bola toca levemente na rede e cai na quadra do adversário.
 
“O esporte obedece a fatores objetivos de pontuação, mas que pode ser bagunçado por um episódio subjetivo, randômico e casual. A peça comenta esse momento dramático que acontece no ambiente altamente competitivo do tênis”, explica José Bechara.
 
A obra intitulada Randômica que serviu como modelo para o pôster mede 20x80x5cm e é toda feita em aço, pesando aproximadamente 55 kg. “Arte também é feita de instantes. É um componente da obra de arte. E o que o artista faz é ir na direção desse momento, desse acontecimento visual. A bola com a barra cria caráter visual e gera também uma desconfiança. Leva a pessoa a pensar ‘o que estou olhando’?”, resume Bechara. “Ela comenta o instante da arte e também o instante do esporte”, completa.
 
A arte é um elemento importante para o Rio Open que, desde 2015, fecha parcerias com artistas plásticos brasileiros para a ilustração do pôster oficial. “O cartaz do evento é uma atração à parte nos principais torneios do circuito mundial. E o Rio Open, como o maior torneio de tênis da América do Sul e único da ATP no Brasil, sempre procura artistas renomados para esse material. Ficamos encantados em como o Bechara captou um momento sutil do tênis para esta edição”, afirma Marcia Casz, diretora geral do Rio Open. 
 
A obra original de Bechara estará exposta durante todo o torneio no Rio Open Arte e também nos produtos personalizados do evento. Aos 62 anos, José Bechara mora e trabalha no Rio de Janeiro. Mas começou a trabalhar muito cedo e essa experiência com o Rio Open é a sua estreia no tênis. Bechara começou seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Suas obras integram coleções públicas e privadas no Brasil, França, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália e Suíça, entre outros. Também participou de bienais, panoramas, mostras e exposições coletivas ou individuais em países como Brasil, Portugal, Argentina, China, Arábia Saudita, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Bélgica, por exemplo.
 
Ingressos - Os ingressos para a sétima edição do Rio Open apresentado pela Claro podem ser adquiridos no site www.tudus.com.br/rioopen. O torneio começa no dia 15 de fevereiro com o qualifying e no dia 17 tem início a chave principal, com a Grande Final acontecendo no dia 25. A programação para a chave principal contará com duas sessões de segunda-feira a quinta-feira: Sessão 1, com início às 16h30; e Sessão Noite, a partir de 19h. Já de sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. A sessão 1 será composta pelo 1º jogo da Quadra Central e mais todos os jogos das quadras externas. A sessão noite será formada pelos jogos que começam a partir de 19h na Quadra Central, além dos jogos nas quadras externas. Vale destacar que qualquer ingresso dá acesso ao complexo que será montado no Jockey Club Brasileiro, não importa a sessão.
 
Sobre o Rio Open - O Rio Open 2020 conta com patrocínio máster da Claro e patrocínio do Santander, Peugeot, HDi Seguros, Mubadala, Fedex, Emirates e Rolex. Também conta com as empresas Shell, ENGIE, Petra, Motorola e Qualicorp. Booking.com, Ortobom, EMS, Microsoft, Melitta, Prosegur, Zetaflex, Shopping Leblon, CopaGas, Orthopride, Greenpeople e Sextante. A Fila é a responsável pelo material esportivo e a Head é a fornecedora da bola oficial do evento. Conta ainda com a Salton, como fornecedora de vinhos e espumantes, e a Líder Interiores, responsável pelo mobiliário do Corcovado Club e Leblon Boulevard.
 
O Sportv é a emissora oficial do Rio Open e transmite em HD todos jogos da quadra central para o Brasil e mais de 170 países através da ATP Media.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook