Hinode Barueri encara Chapecó para seguir na ponta

Com objetivo claro de chegar à série A, equipe conta com experiência de atletas como Érika Coimbra, sob o comando de José Roberto Guimarães / Foto: Hinode/Divulgação

São Paulo - O início da disputa da Superliga B Feminina de Vôlei não poderia ter sido melhor para a Hinode Barueri (SP). Com duas vitórias por 3 sets a 0 sobre São José dos Pinhais (PR) e Abel Havan Brusque (SC) nas duas primeiras rodadas, o time comandado por José Roberto Guimarães, chega à terceira, neste sábado (4), invicto e na liderança isolada com seis pontos.
 
O confronto contra a ACV/UnoChaopecó/Orbenk (SC), marcado para as 17h30, no ginásio poliesportivo José Corrêa, em Barueri (SP), pode ser mais um grande passo para o objetivo claro do time de conquistar a ascensão para a série A. 
 
Com atletas experientes como a capitã Érika Coimbra, bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, a equipe recém-criada tem dado show em dedicação para cumprir a meta traçada. "Nós estamos treinando demais, são cerca de cinco a seis horas diárias desde o início, praticamente seis vezes na semana. Estamos treinando sério, pensando em níveis mais altos. Enxergamos lá na frente", garantiu. 
 
Ela acredita que essas duas vitórias convincentes já no início do campeonato são frutos desse trabalho e dedicação. "A gente acabou 'comprando' esse projeto, e tem amor por ele, e quando se tem amor, diria que é como se fosse um filho. Cuidamos para que tudo saia perfeito e para que alcance o melhor. Trabalhamos pensando na Superliga A, para chegar lá fisicamente e psicologicamente preparadas, com maturidade em jogo, com entrosamento em quadra, e sim, eu tenho certeza que vamos nos classificar e chegar lá", afirmou Érika. 
 
Para ela, está sendo uma experiência diferenciada fazer parte da série B, e ela acredita que isso pode ser um estímulo sem igual. "Estamos na Superliga B, mas meu objetivo e de toda a equipe é chegar na A. Temos que 'ralar' o dobro, pois como não almejamos ficar só 'aqui', temos de pensar no futuro. Essa é primeira vez que jogo na B. Joguei 14 Superligas da série A. Está sendo ótimo para minha carreira. É uma nova experiência, um novo conhecimento e estou entrando em forma de novo. O ritmo aqui é outro. Eu vim para cá e estou focada e adorando. Pretendo jogar até quando puder aqui no Barueri", revelou. 
 
O Hinode Barueri tem no comando um dos técnicos mais vitoriosos da história do vôlei brasileiro e, para Érika, estar sob o comando de José Roberto Guimarães é outro fator estimulante. "Eu, particularmente, acho que trabalhar com o Zé está sendo uma experiência fantástica. Já trabalhei com ele em outras fases, mas agora é tudo diferente: outra fase, outra cabeça, nós estamos diferentes. E como disse para ele, está sendo um trabalho incrível e a maturidade está ajudando ainda mais."
 
Sobre o confronto contra a ACV/UnoChaopecó/Orbenk (SC), ela acredita em mais uma surpresa. Sabemos que todo jogo é muito difícil, apesar de termos placar duplo de 3 sets a 0 até agora. É sempre difícil jogar com uma equipe que não conhecemos absolutamente ninguém, claro, temos análise de vídeo, mas não é suficiente para conhecer o adversário", apontou a capitã. 
 
O técnico vem encarando este novo desafio à frente da Hinode Barueri com a grande seriedade de sempre e mesmo com o claro objetivo da classificação para a série A, ele ressalta que é importante ir com calma. "A ideia, o grande sonho, é tentar uma vaga na Superliga A, mas primeiro temos de pensar jogo a jogo, que é muito importante essa fase de classificação. Depois temos os play offs, que também são pontos fortes na competição. A ambição é a Superliga A, mas o caminho ainda é longo, árduo e tem de pensar primeiro no jogo a jogo", deixou claro. 
 
Ele acredita que o caminho para a equipe é crescer partida a partida. "Foram realizados dois jogos até o momento. No primeiro estávamos meio ansiosos, nervosos, é claro, é comum sentir essa ansiedade na estreia. Começamos com aquele sentimento de novo, e foi melhorando durante a partida, conforme ela foi sendo disputada, o ritmo foi chegando. O segundo jogo foi em Brusque, primeiro fora de casa, e o time se apresentou até melhor que no primeiro. A cada semana, a cada novo desafio, a cada adversário vai melhorando, e tende a ser assim, cada vez melhor."
 
O adversário do próximo duelo, soma uma vitória e uma derrota e, certamente, virá com tudo para barrar o time paulista, para não ficar muito atrás na tabela. "Sábado jogamos contra o Chapecó, que também já disputou duas partidas, sendo que, perderam a primeira e venceram a segunda, então pegamos um time que vem de uma vitória em cima de Curitiba, e foi uma vitória importante. Eu espero que esse jogo seja equilibrado, pois será fundamental para as duas equipes", lembrou. "Para o nosso time agora o foco é a tentativa da manutenção do primeiro lugar, e isso é o que vamos em busca. Mas, muito mais que isso, o importante para mim, como treinador, é que a equipe se apresente bem, faça um bom jogo, e consiga visualizar bem."
 
O técnico tricampeão olímpico, sendo uma vez com a Seleção Masculina e duas com a Feminina, está confiante no novo trabalho com o time de Barueri. "Cada equipe, um novo desafio. Temos de estar preparados e tentar pôr em prática tudo aquilo que planejamos. Foco. Jogo a jogo." Para ele, o início da experiência com a equipe já foi bastante positivo. "Conquistamos com todo o trabalho que foi feito, durante todo esse tempo, e em todos os sentidos, tanto físico, como técnico e tático. Avalio que ter um bom desempenho vem da quantidade de horas de trabalho e dedicação, além de a equipe buscar sempre ter um sincronismo do time cada vez maior. É isso que tem feito que o time se apresente bem, como foi nas duas primeiras partidas, e a gente espera que isso também ocorra no próximo sábado", encerrou. 
 
Sábado (4)
17h30 - Hinode Barueri x ACV/UnoChaopecó/Orbenk (SC)
 
Serviço 
Ginásio Poliesportivo José Corrêa
Av. Guilherme Perereca Guglielmo, 1000 - Centro, Barueri - SP
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook