Seleções de Ginástica Artística a caminho do México

Seleção Feminina / Foto: Divulgação Santo André - Depois da excelente campanha no Campeonato Mundial de Ginástica, encerrado domingo, dia 16 de Outubro, em Tóquio, no Japão, as Seleções Brasileiras Masculina e Feminina de Ginástica voltam agora suas atenções para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

A delegação chega hoje ao México, às 20h20 locais (23h20 de Brasília), no voo Aero Mexico AM 0128, levando na bagagem duas medalhas conquistadas no Mundial: uma de prata com Arthur Zanetti, nas argolas, e uma de bronze com Diego Hypolito, no solo. Além disso, as equipes masculina e feminina se classificaram para o evento teste, em janeiro, em Londres, competição que dará quatro vagas para as Olimpíadas.

A delegação brasileira terá desfalques em Guadalajara em relação à equipe que disputou o Mundial. O principal será Jade Barbosa, que torceu o pé esquerdo na final do salto, prova em que terminou em quarto lugar. Sua substituta será Gabriela Soares, que está no Rio e embarca hoje (17) para o México e se junta à delegação amanhã para disputar seu primeiro Pan.

"Estou um pouquinho nervosa, mas na hora vai dar tudo certo. A Jade é uma das minhas melhores amigas. Fiquei bem chateada. Falei com ela e ela disse que não foi nada sério. Então fiquei mais tranquila. Estou muito feliz em poder ir ao Pan", disse Gabriela, de 17 anos, 1m54 e 52kg. No currículo, ela tem alguns títulos, entre eles os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano, ambos por equipes, em 2010. 

Luciene Resende, presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, lamentou o desfalque, mas demonstrou otimismo quanto à performance da equipe no Pan. "Nossa participação no Mundial foi histórica, especialmente pela conquista do Arthur (Zanetti), inédita para o País. Foi uma alegria muito grande para todos nós da ginástica. Quanto à ausência da Jade, foi uma pena, uma grande perda para a equipe, mas confiamos muito na Gabriela. A equipe brasileira é muito homogênea. Esperamos ter um grande resultado em Guadalajara", disse. 

Jade era uma das principais esperanças de medalha do Brasil. No último Pan, no Rio, em 2007, foi um dos destaques da delegação, subindo três vezes no pódio. Foi ouro no salto, prata na disputa por equipes e bronze no solo. Mesmo sem poder competir, a ginasta do Flamengo embarcou com a delegação para o México.

Outro desfalque será Mosiah Rodrigues, poupado pela comissão técnica por causa de um problema de saúde. Embora já esteja melhor, será substituído por Petrix Barbosa, que estava no grupo que disputou o Mundial. 

Entre as modalidades da ginástica, a artística será a última a estrear no Pan. Os treinamentos de pódio estão marcados para os dias 22 e 23. As competições serão entre os dias 24 e 28. 

Pela Seleção Masculina, defendem as cores do Brasil Arthur Zanetti (Serc/Santa Maria), Diego Hypolito (Clube de Regatas do Flamengo), Francisco Barreto Júnior (Serc/Santa Maria), Petrix Barbosa (Clube de Regatas do Flamengo), Péricles Silva (Esporte Clube Pinheiros) e Sérgio Sasaki (Clube de Regatas do Flamengo), comandados pelos técnicos Renato Araújo e Marcos Goto.


A Seleção Feminina também terá seis ginastas: Adrian Gomes (Grêmio Náutico União), Bruna Leal (Cegin), Daiane dos Santos (Esporte Clube Pinheiros), Daniele Hypolito (Clube de Regatas do Flamengo), Gabriela Soares (Clube de Regatas do Flamengo) e Priscila Cobello (Clube de Regatas do Flamengo), com os técnicos Iryna Ilyashenko e Ricardo Pereira.

Os árbitros nacionais serão Edgard Ferreira, Eliseu Burtet Neto e Ricardo Yokoyama, para a competição masculina, e Mônica dos Anjos, Yumi Sawasato e Lisiane Bergue, para a feminina. Leonardo Finco vai como chefe de equipe da Ginástica Artística.

 


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook