Meninas fazem primeiro treino e se preparam para amistoso

Jogadoras experientes, que fizeram parte do grupo medalhista de ouro, ajudam as novatas nas primeiras atividades com a camisa verde e amarela / Foto: Cinara Piccolo

Rio de Janeiro - O ano começou definitivamente para 20 atletas do handebol, que foram convocadas para a primeira fase de treinamento de 2014 e para um amistoso contra a República Dominicana, no próximo domingo (02.01). Nesta segunda-feira (27.01), elas deram início às atividades com um treino pela manhã e mostraram muita animação, mesmo com o ritmo puxado e com o calor que faz na região de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O grupo reúne quatro atletas que foram campeãs mundiais, na Sérvia, em dezembro de 2013: Amanda Andrade, Elaine Gomes, Deborah Hannah e Mayara Moura. Além de outras 16 que buscam espaço na equipe para os próximos compromissos, como os Jogos Sul-Americanos, em março, no Chile.

A mais experiente é a paranaense Mayara, que fez parte da Seleção não somente na Sérvia, mas também nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e no Mundial de São Paulo, em 2011. Do lado oposto está a goleira Flávia Vidal, eleita a melhor em sua posição na Liga Nacional e convocada pela primeira vez para defender o Brasil.
 
Mayara assumiu uma função especial durante esta semana. Como a capitã da Seleção, Fabiana Diniz, a Dara, não pôde fazer parte desta fase, por conta de compromissos com o clube Hypo Nö, onde joga na Áustria, ela assumiu o posto pela primeira vez, mesmo que momentaneamente. "Vejo como uma responsabilidade, mas faz parte. Espero poder ajudar. Esse é um momento muito bom para o handebol brasileiro. A conquista da medalha de ouro no Mundial da Sérvia não pertence somente a quem esteve lá, mas sim a todas que estão aqui, que certamente, fazem parte disso. É bom ver as meninas mais jovens na Seleção. É legal para quem está chegando no grupo adquirir experiência", comentou a central.
 
Após pouco mais de um mês da conquista do título, este é o momento de recomeçar, segundo Mayara. "Nós que ficamos aqui no Brasil comemoramos bastante com a família durante as férias, descansamos e agora estamos voltando aos poucos. Estamos prontas para outra", brincou.
 
Já para Flávia, a sensação não é de recomeço, mas sim de um início promissor. Hoje, ela fez a estreia com a camisa verde e amarela e se saiu muito bem, apesar da ansiedade natural. "Quando recebi o aviso de convocação não acreditava. Estava ao lado da minha mãe e ela ficou muito orgulhosa", contou. "As primeiras defesas que fiz no treino chegaram a me arrepiar. Estou muito feliz. É um tipo de treino muito diferente, bastante forte. Agora, tenho que me esforçar para ser lembrada para as próximas convocações. Este ano temos os Jogos Sul-Americanos e o grupo ainda será definido. Prometo trabalhar bastante para estar entre as convocadas", disse a jogadora de 24 anos, que defende o time de Santo André (SP).
 
Como o técnico da Seleção Feminina, Morten Soubak, tinha compromissos com o clube Hypo Nö, da Áustria, também comandado por ele, os treinamentos estão sendo dados pelo assistente técnico Alex Aprile e contam com a presença de toda a comissão técnica. Entre as convocadas, apenas a armadora Patrícia Batista da Silva atua fora do País, no Toulon, da França. A armadora, Juliana Malta, que também estaria entre as 20 atletas, não conseguiu liberação do clube polonês MKS Zaglebie Lubin e foi substituída por Jaqueline Anastácio, da Metodista/São Bernardo (SP).
 
Os treinamentos seguem até o próximo sábado no ginásio Vitório Zanon. No domingo, a partida contra a República Dominicana está marcada para as 12h, no ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook