Circuito Caixa em Salvador coroa trabalho da Federação Baiana

Marily, maratonista olímpica, um dos destaques da Bahia / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - A estreia do Circuito de Corridas Caixa em Salvador, dia 16 de junho, será a coroação do trabalho realizado pela Federação Baiana de Atletismo, garante o presidente da entidade, Og Robson de Menezes Chagas. 
A FBA teve a corrida de rua como principal alicerce nas ações de fomento ao atletismo no Estado, a partir de 1999, e, agora, planeja levar o know how de competições como o Circuito para os eventos de pista.  "Ter o Circuito Caixa na Bahia é importante porque se trata de um campeonato brasileiro, com a participação de todos os principais atletas do País. E o intercâmbio entre eles e os fundistas amadores é muito valioso, é algo que só acontece numa corrida de rua, o esporte mais democrático que conheço", defende Chagas. "Imagina se seria possível, por exemplo, eu entrar num estádio e jogar com o Ronaldo ou o Neymar? Nas corridas como as da Caixa, eu posso correr com a Marily dos Santos, o Giomar Pereira, até o Paul Tergat!"
 
Ter na Bahia atletas como Marily dos Santos, representante brasileira na maratona da Olimpíada de Pequim/2008, e Giomar Pereira, pentacampeão nacional de corrida de rua, é um dos orgulhos da FBA. Através do esporte, a entidade ajudou a revelar talentos, viabilizou suas instalações, criou o site www.fba.org.br, principal meio de comunicação com os atletas, e comprou equipamentos para os eventos de rua. Hoje, o circuito estadual tem cerca de 50 corridas ao ano. "A corrida de rua nos deu know how e independência para a organização e gestão de eventos esportivos na Bahia", aponta o presidente.
 
O plano, agora, é levar esse conhecimento para as competições em pista. A FBA firmou uma parceria com o SESI e utilizará uma pista de atletismo no centro esportivo da Unidade Simões Filho. Entre as ações que serão implementadas, estão uma escola de iniciação esportiva na região metropolitana de Salvador, atividades de mini atletismo das escolas da cidade, com cursos de capacitação de professores, e a criação de um circuito de pista para alunos de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. 
 
"O atletismo estabelece outros parâmetros de vitória. Numa corrida, vitória é você se superar, diminuir seus tempos, melhorar sua qualidade de vida. Eu não preciso vencer o Circuito Caixa, já será incrível completar o percurso. Não preciso vencer o Giomar Pereira, vitória mesmo será eu ganhar do cara de quem eu perco todos os dias nos treinos", argumenta Chagas. 
 
Inscrições para o Circuito Caixa em Salvador
 
Acesse: www.circuitocaixa.com.br
Até 09/6: R$ 60,00 - desconto de 50% para atletas maiores de 60 anos

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook