Brasil se despede da República Tcheca mostrando evolução

 Os canoístas brasileiros se despediram da 2ª Etapa de Canoagem Velocidade, que aconteceu neste fim de semana em Racice, na República Tcheca, e estiveram muito perto de conquistar medalhas nas provas que envolveram a nata da canoagem mundial / Foto: DivulgaçãoRepública Tcheca - Os canoístas brasileiros se despediram da 2ª Etapa de Canoagem Velocidade, que aconteceu neste fim de semana em Racice, na República Tcheca, e estiveram muito perto de conquistar medalhas nas provas que envolveram a nata da canoagem mundial. Nas provas deste domingo destaque para Nivalter Santos e para a dupla formada por Erlon de Souza e Ronilson Oliveira, quinto colocados nas Finais A do C1 200m Masculino e C2 200m Masculino, respectivamente.

“Está se tornando corriqueira a participação de brasileiros em Finais A da Copa do Mundo, fato que mostra que estamos evoluindo e chegando perto da medalha. Acredito que estamos no caminho certo e proporcionando aos nossos atletas a melhor preparação internacional que um canoísta pode ter atualmente”, destacou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Nas Finais A da canoa masculina, provas onde os brasileiros tinham a esperança de medalha, os canoístas russos mostraram superioridade e garantiram o ouro. Nivalter Santos esteve próximo da medalha de bronze ao conquistar o 5º lugar na Final A com o tempo de 41.616, em prova vencida pelo russo Ivan Shtyl com a marca de 40.570. No C2 200m Masculino Erlon de Souza e Ronilson Oliveira chegaram em 5º lugar na Final A com o tempo de 39.077, em prova vencida pelos russos Evgeny Ignatov e Ivan Shtyl com a marca de 38.090. Já o jovem Isaquias Queiroz ficou na 7ª colocação da Final A do C1 500m Masculino marcando 1:52.356, em final ganha pelo russo Ilya Shtokalov com o tempo de 1:50.043.

Nas Finais B destaque para o brasileiro Edson Freitas da Silva, 1º lugar no K1 500m Masculino com o tempo de 1:41.610. Edson também garantiu o 5º lugar na Final B do K1 200m Masculino marcando 37.050, em prova vencida pelo italiano Cesar de Cesare com o tempo de 36.510.

Na Final B do K2 200m Feminino as duplas brasileiras formadas por Bruna Gama/Ariela Pinto e Naiaque Fragoso/Ana Paula Vergutz conquistam a 5ª e 7ª colocações marcando 42.223 e 43.869, respectivamente. A dupla campeã da prova foi das polonesas Agnieszka Kowalczyk e Paulina Wiewiora com o tempo de 41.483. 

O Brasil ainda conquistou a 9ª colocação na Final C do K2 200m Masculino com os canoístas João Carlos Rodrigues e Givago Bittencourt (34.997), em prova ganha pelos húngaros Marton Sik e Istvan Bee (33.750).

Nas provas Finais A de 5000 metros Ana Paula Vertgutz chegou na 12ª posição do K1 5000m Feminino com 19:32.0 e Regiane Sarango em 13º com 20:52.6. A prova foi vencida pela britânica Lani Belcher com o tempo de 17:43.9. No K1 5000m Masculino Michel de Carli chegou em 26º com o tempo de 21:12.0 em prova vencida pelo português Fernando Pimenta com o tempo de 18:43.0.

Transmissão SPORTV - A torcida brasileira pôde acompanhar neste fim de semana pela primeira vez ao vivo pela televisão uma etapa de Copa do Mundo.  Quem acordou cedo no sábado e domingo sentiu as emoções do evento que reuniu muitos campeões mundiais de canoagem. Os canais SPORTV mostraram as provas finais da etapa da República Tcheca e já confirmou que também transmitirá a 3ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade no próximo fim de semana diretamente de Duisburg, na Alemanha. 

A delegação brasileira de Canoagem Velocidade foi composta pelos atletas: Nivalter Santos, Wladimir Moreno, Erlon de Souza, Ronilson de Oliveira, Isaquias Queiroz, Gilvan Ribeiro, Michel de Carli, Edson Freitas da Silva, Givago Ribeiro, João Carlos Rodrigues, Regiane Sarango, Bruna Gama, Ariela Pinto, Naiane Fragoso e Ana Paula Vergutz.  
 
A equipe brasileira participa das etapas da Copa do Mundo com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e conta com embarcações da Nelo, empresa portuguesa referência mundial na canoagem que produziu caiaques e canoas configurados especialmente aos atletas brasileiros durante um período que os mesmo estiveram em Portugal no início do ano.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook