Ribeirão Claro recebe Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona

De sexta-feira a domingo as limpas e tranqüilas águas da represa da Usina Hidrelétrica Xavantes, em Ribeirão claro, no Paraná, recebe o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona 2011/ Foto: DivulgaçãoRibeirão Claro - De sexta-feira a domingo as limpas e tranqüilas águas da represa da Usina Hidrelétrica Xavantes, em Ribeirão claro, no Paraná, recebe o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona 2011, evento que reunirá mais de 100 canoístas de 11 associações e clubes de canoagem de todo o Brasil na busca pelo título nacional e que será válido como Seletiva Nacional para o Campeonato Mundial , que acontece em outubro, em Singapura.

“Os dois primeiros colocados das provas K1, K2, C1 e C2 das categorias Sênior, Sub-23 e Junior masculino e das provas K1 e K2 das categorias Sênior, Sub-23 e Junior feminino estarão aptos a representar o país na competição nas provas que estiverem classificados e que estiverem no programa de provas do Campeonato Mundial. O barco terceiro colocado em cada uma das provas supracitadas será classificado como suplente, adquirindo o direito de representar o Brasil no caso do primeiro ou segundo não poder ir à competição” informou o critério de classificação a supervisora do Comitê de Canoagem Maratona da Confederação Brasileira de Canoagem, Bruna Muassab.

O percurso será realizado na represa da Usina Hidrelétrica Xavantes, com águas profundas, limpas e tranqüilas. Como em todas as provas realizadas em águas abertas, alguma mudança no tempo no dia da prova pode acontecer, deixando a água mexida devido a ocorrência de ventos. Por isso, pode ser  necessário o uso de saias, bombas manuais ou elétricas para retirar água ou colete salva-vidas para os atletas menos experientes.

“É importante que  as equipes estejam cientes dessa possibilidade e estejam devidamente preparadas. Os circuitos serão descritos minuciosamente na reunião de chefes de equipe, com a entrega de um croqui para melhor entendimento dos participantes”, ressaltou Muassab.

Ano passado dez canoístas brasileiros participaram do Mundial que aconteceu de 23 a 26 de setembro na cidade de Banyoles, na Espanha, com a presença de mais de 800 atletas de 30 países. Na ocasião o melhor resultado brasileiro no evento foi no K1 Sênior Masculino com Juliano Crai, campeão brasileiro de 2010 que chegou na 20ª posição com o tempo de 2:24:23,970.

A Canoagem Maratona consiste em provas de longa distância nas quais o competidor segue um percurso de águas com características pelo organizador dependendo do local a ser realizado. O canoísta também deve estar preparado para carregar sua embarcação (“portage”) através de obstáculos intransponíveis por água, ou entre dois cursos de água.

Mais informações sobre o evento:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/nome/convite/paginas_id/369/eventos_id/372






Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook