Rio de Janeiro será sede do Mundial de Va´a em 2014

O Brasil segue na rota dos grandes eventos da canoagem mundial e a última conquista da canoagem brasileira foi a aprovação por unanimidade da candidatura do país para receber o Campeonato Mundial de Va´a, em 2014 / Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - O Brasil segue na rota dos grandes eventos da canoagem mundial e a última conquista da canoagem brasileira foi a aprovação por unanimidade da candidatura do país para receber o Campeonato Mundial de Va´a, em 2014 (16th IVF Va´a World Sprint Championship), no Rio de Janeiro.

“O evento tem data prevista para agosto de 2014 com datas a serem definidas em função da disponibilidade da raia de canoagem da Lagoa Rodrigo de Freitas, mas certamente será um evento que marcará a história da modalidade que tanto cresce no país”, ressaltou Nicolas Bourlon, supervisor do Comitê de Va´a da Confederação Brasileira de Canoagem.

Nos próximos anos o Rio de Janeiro será a capital mundial do desporto recebendo grandes eventos como os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a Copa do Mundo de 2014. E na Canoagem o Brasil a cada ano vem tornando-se um importante espaço para os grandes eventos. Em 2007 organizou o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, em Foz do Iguaçu, e os Jogos Panamericanos no Rio de Janeiro, ambos realizados com muito sucesso.

Desde a sua introdução no Brasil em 2000, Va'a cresceu forte e se tornou em 2008 uma das modalidades oficial apoiado pela Confederação Brasileira de Canoagem. O Brasil já recebeu três Campeonatos Sul-americanos de Va'a e em 2011 será comemorado o 10 º aniversário da corrida anual Rio Va'a internacional.

“Neste cenário, a Confederação Brasileira de Canoagem confirma a sua candidatura para sediar a 16 IVF-Va'a World Sprints Championships e firma a belíssima Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro como um dos grandes pólos da canoagem mundial”, destacou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Nicolas Bourlon, supervisor do Comitê de Va'a Confederação Brasileira de Canoagem, que esteve diretamente envolvido com o desenvolvimento de Va'a no Brasil desde 2001, representou o Brasil na Assembléia Geral Anual de FIV e foi diretamente responsável por mais esse conquista brasileira.

O evento contará com 1500-2000 dos melhores atletas de va´a do Mundo, com participação de delegações de até 350 atletas dos pesos pesados do Va´a : Tahiti, Nova Zelândia, Hawaii e dos mais de 40 países das Américas, Europa, Oceania e Asia onde o va´a é praticado de forma competitiva. O evento incluirá todas as categorias de idade: de sub-16 (idade mínima 11 anos) até mais de 70 anos (nova categoria) e provas de V1, V6 e V12 de 500 a 1500m.

"A decisão é mais uma conquista de todos os que apoiaram a criação do Comitê de Va´a na CBCa e dos atletas que vem treinando forte e participaram de provas como a Rio Va´a que mostraram para todos o crescimento rápido do va´a no Brasil", finalizou Bourlon. A candidatura brasileira teve o apoio destacado da CBCa através do seu Presidente João Tomasini, desde a primeira manifestação de interesse enviada pela CBCa para a FIV em agosto de 2008.

O próximo Campeonato Mundial de Va´a acontece em 2012 na cidade de Calgary, no Canadá e o Brasil estará presente com sua Seleção Brasileira de Va´a. Para mais informações consultar o site oficial do evento no link http://www.vaaworldsprints2012.com/



Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook