Yane Marques, determinação nordestina para brilhar no pentathlon

Yane foi premiada pela regularidade nas cinco provas / Foto: Valterci Santos / AGIF / COB

Rio de Janeiro - A inédita medalha de bronze de Yane Marques no pentatlo moderno dos Jogos Olímpicos Londres 2012 alçou a atleta pernambucana ao patamar dos grandes nomes do esporte brasileiro. Mas Yane quer mais. Ela está entre as finalistas ao troféu de Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico 2012, que acontecerá no dia 18 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e quer a vitória. As adversárias são Sarah Menezes, ouro no judô, e Sheilla, da seleção brasileira de vôlei, bicampeã olímpica. Entre os homens, Arthur Zanetti (ginástica), Esquiva Falcão (boxe) e Thiago Pereira (natação) disputam a premiação.
 
Primeira latino-americana a conquistar uma medalha olímpica na modalidade, Yane comemora a indicação para o PBO no mesmo ano em que alcançou a vice-liderança do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). “Essa é a primeira vez que tenho a oportunidade de concorrer com mais duas companheiras ao título de Melhor do Ano. Estou antecipadamente satisfeita com a oportunidade e torço para que o resultado final nomeie a melhor e seja justo”, diz Yane. 
 
Desde 2010, a pentatleta realiza um intenso trabalho com a equipe de Ciência do Esporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de análise cinemática de movimentos, fisioterapia e biomecânica. Ela sabe que esse apoio teve influência direta na melhora de seu desempenho nos últimos anos.
 
"Fico impressionada com a grandiosidade desse projeto. É muito bem organizado. É interessante ter contato com as intenções que o Comitê Olímpico Brasileiro tem em relação a mim e ver a quantidade de pessoas trabalhando em prol dos atletas. Isso é muito gratificante. Sinto-me ainda mais estimulada", ressalta a candidata ao PBO.
 
 O público pode decidir os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico até o dia 18 de dezembro, quando acontece a cerimônia no Theatro Municipal. A votação segue no ar no site do COB (www.cob.org.br). Além dos indicados a melhor do ano, serão premiados os melhores atletas em 43 modalidades. O evento homenageará também os medalhistas nos Jogos Olímpicos Londres 2012.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook