Pinheiros recebe destaques para a disputa do Brasileiro

Após o bom desempenho nas Olímpiadas, Arthur Nory e Francisco Barreto, entre outros ginastas, vão em busca do título brasileiro / Foto: Ricardo Bufolin/ CBG

São Paulo - Comprovando o seu “DNA Olímpico”, o Esporte Clube Pinheiros sedia mais um grande evento esportivo durante esta semana. Depois da realização do Grand Prix Nacional Interclubes de Judô, que aconteceu no último final de semana (5 e 6/11), agora é a vez da ginástica artística. De quinta (10) a domingo (13), o Ginásio Henrique Villaboim recebe o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística.
 
Reunindo 14 clubes de todo o Brasil, a competição terá entre seus participantes grandes nomes da ginástica brasileira, que se destacaram durante os Jogos Rio-2016. Disputando em casa, o Pinheiros terá entre seus representantes Arthur Nory, que foi medalhista de bronze no solo e Francisco Barreto Jr., que ficou com o quinto lugar na barra fixa, nesta última Olimpíada. Contanto com as equipes masculina e feminina, o clube reúne atletas experientes e jovens talentos, para ir em busca de mais um título nacional.
 
Um dos mais experientes da equipe, Francisco Barreto Jr., que chegou no clube em 2014, avalia a importância da competição. “O Campeonato Brasileiro é um dos mais importante no meu conceito, porque é o meu ganha pão, é de onde vem a minha segurança financeira e de vida. Eu sempre gostei de disputar campeonato pelo clube, é uma energia diferente de qualquer competição pela seleção, porque ali são os meninos que cresceram juntos, um torcendo pelo outro e querendo trazer o resultado para o clube. É muito importante também, porque hoje eu me vejo como espelhos para os mais novos e eu quero passar o melhor para eles”.
 
O ginasta Arthur Nory, também comemora o fato de poder disputar literalmente em casa. “São Paulo é a sede da ginástica, todos os grandes atletas do Brasil estão aqui em São Paulo, os maiores clubes, principalmente do masculino, são daqui, então é muito bom o campeonato ser aqui. É positivo também para o público, as pessoas que acompanham o nosso trabalho, que acompanharam toda nossa trajetória até as olímpiadas, terem a oportunidade de assistirem uma competição de perto. É meu clube, é em casa, então tem uma grande importância para mim”.
 
Com Francisco Barreto recém recuperado de uma lesão e Arthur Nory com uma cirurgia programada para depois da competição, apesar de não ter os atletas em sua melhor fase, o Campeonato promete render boas apresentações.
 
“Foi um ano muito longo e um evento nesta época do ano também complica um pouco para o rendimento, ainda mais porque a maioria dos atletas que participaram do movimento olímpico ou da seleção olímpica, não estão em seu maior ápice. Isso não somente com a equipe do Pinheiros, mas também com a equipe de todos os outros clubes. Por outro lado, temos novos ginastas que tem se destaco e subido de nível e o campeonato servem como uma vitrine, para a exposição deles”, avalia o Supervisor Técnico da Ginástica Artística do Esporte Clube Pinheiros, Raimundo Blanco.
 
Blanco também relembra da sua época de atleta e ressalta o quanto a mescla de veteranos e jovens atletas pode ser produtiva. “Quando eu era ginasta, quando participávamos assim de algum evento onde tinham atletas olímpicos, nós olhávamos para eles como deuses. Então para os ginastas mais novos estes atletas são deuses, deuses do Olimpo, brinca Blanco.
 
Confira a programação:
 
Quarta-feira (9)
9h às 11h30: treinamento de pódio GAF
14h30 às 16h30: treinamento de pódio subdivisão 1 GAM
17h às 19h: treinamento de pódio subdivisão 2 GAM
 
Quinta-feira (10) - competição individual geral
9h45 às 11h50: competição GAF
12h10: premiação individual geral GAF
14h30 às 17h10: competição subdivisão 1 GAM
18h40 às 21h20: competição subdivisão 2 GAM
21h30: premiação individual geral GAM
 
Sexta-feira (11)
8h30 às 12h: treinamento livre GAM
9h às 10h40: treinamento escalonado GAF
14h às 17h: treinamento livre finalistas  
15h às 18h30: treinamento livre GAM
 
Sábado (12) - competição por equipe
10h às 11h40: competição GAF
11h50: premiação por equipe GAF
15h às 18h: competição GAM
18h10: premiação por equipe GAM
 
Domingo (13) - I Etapa do Circuito Caixa com as finais por aparelhos
10h às 10h25: final solo GAM
10h25 às 10h50: finais salto GAF e cavalo com alças GAM
10h50 às 11h15: finais barras assimétricas GAF e argolas GAM
11h15 às 11h30: premiações
11h30 às 11h55: final salto GAM
11h55 às 12h20: finais trave GAF e paralelas GAM
12h20 às 12h45: finais solo GAF e barra fixa GAM
12h45 às 13h: premiações
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook