Liga Nacional de Polo Aquático chega ao momento decisivo
Rio de Janeiro - A IV Liga Nacional Correios-Bradesco de Polo Aquático chega a sua última semana com a participação dos quatro melhores times entre os 11 participantes da competição deste ano. Fluminense x Botafogo e Pinheiros x Sesi são os encontros das semifinais, disputadas em duas rodadas, nesta sexta-feira, 16/12, e sábado, 17/12, na Escola Naval do Rio de Janeiro.
Toda a seleção brasileira medalhista de bronze no Pan de Guadalajara estará presente nestas semifinais. Pelo Fluminense, o goleiro Marcelo Chagas, os irmãos Gabriel e Bernardo Reis Rocha, e Jonas Crivella; pelo Botafogo, João Felipe Coelho e Henrique Moniz; pelo Sesi, Rudá Franco e Gustavo Grummy Guimarães; e pelo Pinheiros, o goleiro Luis Maurício Santos, Marcelo Franco, Emílio Vieira, Danilo Correa e o capitão brasileiro no México, Felipe Silva, o Charuto.
Fluminense e Pinheiros - exatamente os finalistas das três primeiras edições, todas com vitórias do clube paulista - jogam por dois resultados iguais nas semifinais devido ao melhor desempenho ao longo da competição e são os favoritos a disputar mais uma decisão, marcada para o domingo, 18/12, em jogo único, no parque aquático Maria Lenk, palco da modalidade nos Jogos do Rio/2016. A final está marcada para as 13 horas, logo após o fim do Torneio Open de Natação e terá a transmissão ao vivo do Sportv.
Os principais artilheiros da Liga Nacional 2011 pertencem a uma destas quatro equipes. O líder é o atacante do Sesi, Gustavo "Grummy" Guimarães, 47 gols, revelação brasileira e que leva o DNA do esporte em si. Ele é filho do ex-goleiro da modalidade, Gilberto Guimarães, o Betão, que já fez parte da comissão técnica da seleção brasileira masculina, e neto de João Gonçalves Filho, atleta olímpico em cinco olimpíadas - 1952, 56, 60,64 e 68 - por duas modalidades, a natação e o pólo aquático. Em 1968, João ainda foi técnico de equipe olímpica brasileira por uma terceira modalidade, o judô.
Logo após Grummy no quadro de artilheiros aparece o nome do americano Shea Buckner, do Fluminense, com 34 gols. Shea esteve no Mundial de Xangai, em julho passado, no qual os EUA terminaram em 6º lugar. Na terceira posição, um empate entre Marcelo Franco, do Pinheiros, e Jonas Crivella, do Fluminense, ambos com 30.
Entre os destaques internacionais, o Fluminense conta também com o bicampeão pan-americano Tony Azevedo, que nasceu no Brasil e tem pai brasileiro. Tony foi artilheiro dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007. Já o Pinheiros trouxe Krsto Sbutega, de Montenegro, atacante canhoto que já viveu na Itália e hoje reside nos EUA. O Botafogo contra com o centro James Krumpholz, que ajudou os EUA a conquistar a vaga olímpica para Londres, no ouro em Guadalajara.
Os três últimos dias do campeonato serão comandados por renomados árbitros estrangeiros, ao lado de brasileiros com experiência internacional. Um é Doriel Terpenka, sérvio radicado no Canadá, e o outro é o croata Dragan Stampalija, que apitarão juntos no último jogo do ano.
Programação:
Dia 16/12 - 6ª feira - semifinal - Fluminense
20h - Fluminense x Botafogo - árbitros: Dragan Stampalija & Denis Danelon
21h15 - Pinheiros x Sesi - árbitros: Doriel Terpenka & Edmundo Rodrigues
Dia 17/12 - sábado - semifinal - Fluminense
17h30h - Fluminense x Botafogo - árbitros: Dragan Stampalija & José Werner
18h45 - Pinheiros x Sesi - árbitros: Doriel Terpenka & Denis Danelon
Dia 18/12 - domingo - Final - Maria Lenk
13h - Decisão - árbitros: Dragan Stampalija & Doriel Terpenka