Marizete Moreira volta ao Brazil Run Series/Circuito Caixa em Brasília

Campeã brasileira em 2009/ Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo  - Um dos nomes mais conhecidos do atletismo brasiliense, Marizete Moreira está de volta ao Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA após um intervalo de dois anos. A fundista disputará a etapa de Brasília da competição, neste domingo (13), como parte de sua preparação para o Mundial Militar da Coreia do Sul, onde representará o Brasil na maratona.

 Marizete passou por uma cirurgia para tratar de um esporão no calcâneo, uma protuberância óssea na base do maior osso do pé, o calcâneo, em 2014. Recuperada, retomou as competições nesta temporada. "Quero voltar a correr em alto nível, para poder brigar pelo pódio", destaca a fundista. E os bons resultados começam a aparecer: nesta temporada, foi quinta colocada geral e segunda brasileira na Maratona de São Paulo, sétima geral e quinta brasileira na Meia Maratona do Rio de Janeiro.

Baiana de Santa Maria da Vitória, Marizete mudou-se para Brasília em 1997 e, dois anos depois, passou a se dedicar ao atletismo. Treinada por João Sena, conhecido descobridor de talentos em Sobradinho e pai de Caio Bonfim, principal marchador brasileiro na atualidade, a fundista venceu sua primeira prova oficial, a Maratona de Curitiba, ainda em 1999. De lá para cá, fez jus ao nome da cidade natal, conquistando o tetracampeonato da Meia Maratona de Brasília e o bicampeonato da Maratona Internacional de São Paulo. Ainda foi campeã brasileira de corrida de rua em 2009.
 
"Eu vejo uma defasagem no nível do atletismo, hoje, comparando com a realidade de dez, vinte anos atrás. Há muitas meninas começando cedo no atletismo, mas a maioria abandona a carreira logo, por falta de incentivo do governo, de patrocínio. Não há uma renovação, até porque é muito difícil manter-se na elite por muito tempo", lamenta Marizete, veterana das corridas de rua no Brasil. "Para um país que pretende ser potência olímpica, estamos muito atrasados em relação ao primeiro mundo."
 
Para seguir entre as fundistas da elite, Marizete passou a integrar a Marinha do Brasil, e será a representante do País na maratona do Mundial Militar da Coreia do Sul. "Estou treinando forte, com o objetivo de ficar sempre entre as dez primeiras nas principais competições aqui no Brasil e chegar à Coreia do Sul bem preparada. Esse será o objetivo também na prova de Brasília do Circuito CAIXA, chegar entre as primeiras colocadas", aponta.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook