Sueli Vieira reestreia no Brazil Run Series/Circuito Caixa
São Paulo - Um dos principais nomes do atletismo de Ribeirão Preto, Sueli Aparecida Vieira voltará a correr pelas ruas da cidade, numa prova oficial, neste domingo (27).
Após três anos afastada devido a uma grave lesão, a fundista lidera os representantes do interior paulista na nona etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA. A corrida terá largada às 7 horas na Av. Heráclito Fontoura Sobral Pinto, no distrito de Bonfim Paulista, e percursos de 5 km e 10 km.
Paranaense de Nova Esperança, Sueli Aparecida Vieira adotou Ribeirão Preto há 27 anos. Em 2008, apenas três anos depois de começar a correr, fez sua melhor temporada, marcada pelo quinto lugar na Maratona Internacional de São Paulo e a quarta colocação no ranking brasileiro de corredores de rua. Mas uma fibrose no quadrado femoral, músculo na região dos glúteos, quase colocou um fim na sua carreira no atletismo.
"Foram quase três anos tentando me recuperar. Pensei em desistir das corridas", conta Sueli. A solução foi procurar um velho amigo, com quem treinava em 2005: Gladson Barbosa, que também marcou o atletismo em Ribeirão Preto e é hoje o vice-líder do ranking brasileiro nos 3.000 m com obstáculos. "O Gladson tem uma grande experiência como atleta e como profissional de educação física. Foi ele quem me ajudou a me recuperar. Estou retomando aos poucos o ritmo de competição."
Superação - "É uma história de superação maravilhosa", destaca Gladson Barbosa. Formado em Educação Física, com pós-graduação em fisiologia do treinamento esportivo, Gladson divide-se entre os treinos no Pinheiros, em São Paulo, e a orientação aos atletas da equipe que leva o seu nome. E aposta no retorno de Sueli Vieira entre as melhores fundistas do País.
"A Sueli é muito determinada e comprometida. A fibrose no quadrado femoral pode tirar definitivamente um atleta das competições. Passamos um período de um ano e meio tratando a lesão dela. Agora ela está bem e já pode até brigar entre as dez primeiras, na prova de Ribeirão Preto", garante Gladson. "A expectativa é que, em 2016, nós a veremos no pódio novamente."
Força do interior paulista - Além de Sueli Aparecida Vieira, o pelotão de elite feminino contará com Noeme Maria Pereira, de Araraquara, e Tatiana Rodrigues Fernandes, de Guariba. No pelotão masculino, um dos destaques é Peter Jackson Miller Camargo, de São José do Rio Preto. De Taubaté, a Luasa Sports levará para a disputa 12 atletas, entre eles os vice-líderes do ranking brasileiro, Sivaldo Viana e Maria Regina Seguins, e estrangeiros como os quenianos Paul Kimutai e Delvine Meringor.
Kits de participação - Os participantes da etapa de Ribeirão Preto do Brazil Run Series/Circuito CAIXA poderão retirar seus kits na loja Centauro do Ribeirão Preto Shopping, nesta sexta-feira (25), das 10 às 20 horas, e no sábado (26), das 10 às 17 horas. O chip de cronometragem será entregue no domingo (27), das 6 às 7 horas, e deve ser devolvido após a corrida.
Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA - Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve sete etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8) e Brasília (13/9). Na sequência, vai a Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.
Veja Também: