Pinheiros no Adulto e Flamengo no Juvenil, os campeões de domingo

Domingo de títulos e muitos gols para o polo aquático feminino, em duas competições na piscina do Flamengo / Foto: Satiro Sodré/AGIFRio de Janeiro - Domingo de títulos e muitos gols para o polo aquático feminino, em duas competições na piscina do Flamengo. A Taça Brasil adulta foi conquistada pelo Pinheiros após vitória emocionante sobre o Flamengo 8 por 7. No Brasileiro Juvenil (para atletas nascidas a partir de 1997), o Flamengo derrotou o Sesi, de São Paulo, por 3 a 0.

As premiações individuais na Taça Brasil adulta ficaram com Marina Canetti, do Flamengo, artilheira com 15 gols, e Camila Gomes, do Pinheiros, com 23. A artilheira e a goleira menos vazada do Brasileiro Juvenil foram do Flamengo, Hemanuelle Reis e Samanta Rezende, respectivamente, com 7 e 13 gols. Hemanuelle veio do projeto social da Rocinha, assim como suas companheiras Emilyn, Milena e Vitória.

"Eu fazia natação e passei para o polo aquático há três anos, a pedido do Solon (Sólon dos Santos, ex-atleta olímpico e ex-técnico de polo aquático do Flamengo) que comanda este esporte no projeto social da Rocinha, onde moro. Nem sabia o que era polo. Melhorei minha natação, treinava com meninos, e quando comecei a me destacar, ele me trouxe para fazer teste no Flamengo, no ano passado, e fui bem. Estou adorando", disse a jovem goleira rubro-negra, 13 anos, 1,68m.

Na decisão adulta, o Pinheiros saiu na frente com Viviane pela direita de atque, sofreu a virada (Ciça e a argentina Cora), virou a seu favor (Vivi novamente e Marina Zablith) e levou o empate (Marina Canetti) em três gols no primeiro quarto. No início do segundo, Ciça colocou o Flamengo de volta a liderança ao bater um pênalti. Zablith empatou outra vez, após o Flamengo desperdiçar um lance de jogadora a mais: 4 a 4. O quarto terminou com defesas salvadoras das duas goleiras, Manuela, do Flamengo, e Tess, do Pinheiros, e com os dois ataques desperdiçando algumas oportunidades que eram gols certos.

No terceiro período, o Pinheiros abriu dois gols de vantagem, primeira vez que acontece na partida: 6 a 4, com dois gols de Izabella, em contra-ataques. Mas Luiza Moraes diminuiu com um belo gol do "meio da rua" e Illana Pinheiro empatou com um quase sem ângulo pela direita de ataque: 6 a 6. No início do quarto final, Amanda Oliveira, irmã gêmea da goleira Tess, marcou por cobertura no segundo dos dois ataques seguidos do Pinheiros com jogadora a mais. Izabella também marcou por cobertura ao faltar um pouco mais de um minuto. Ciça diminuiu para o Flamengo aos 45 segundos pro fim, e o rubro-negro teve chances de levar a partida para a prorrogação nos últimos 10 segundos, mas arremessou na trave. Vitória e título para o Pinheiros por 8 a 7.

Na disputa da medalha de bronze, vitória do Paulistano sobre o Botafogo por 15 a 7 (CAP 2 x 2 BFR / 3 x 2 / 6 x 1 / 4 x 2). Gols: Mirella Coutinho (6), Bárbara Amaro, Gabriela Leme (2), Carolina Pinho, Hanna Silveira, Denise Costa, Cris Beer, Helena Beer e Melanie Pejaro para o Paulistano; e Adhara Lavatori (5), Mariana Ribeiro e Simone Mendes para o Botafogo.

Campeãs:
Flamengo Juvenil = 1 - Hemanuelle Reis / 2 - Yandra Rodrigues / 3 - Emilyn Vital / 4 - Milena Oliveira / 5 - Isabela Santos / 6 - Carolina Oliveira / 7 - Samanta Rezende / 8 - Bárbara Martins / 9 - Andressa Alves / 10 - Melanie Proença (capitã) / 11 - Vitória Neves / 12 - Mariá Borba. Técnico: Antônio Canetti.

Pinheiros Adulto = 1 - Camila Gomes / 2 - Diana Abla Viviane Bahia / 3 - Marina Zablith / 4 - Izabela Chiappini / 5 -Lucianne Maia / 6 - Tábata Dálio / 7 - Amanda Oliveira / 8 - Luiza Carvalho (capitã) / 9 - Fernanda Palma / 10 - Marina Araújo/ 11 - Viviane Bahia / 12 - Melina Teno / 13 - Tess Oliveira. Técnico: Roberto Chiappini.
 

Gols da Taça Brasil adulta - Ciça Canetti (3), Luiza Moraes, Illana Pinheiro, Marina Canetti e Cora Massip para o Flamengo; e Amanda Oliveira, Viviane Bahia (2), Izabella Chiappini (3) e Marina Zablith (2) para o Pinheiros.

No Brasileiro Juvenil - Gols de Bárbara Martins, Samanta Rezende e Yandra Rodrigues.



Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook