Cesar Cielo treina no local da aclimatação para os Jogos de 2012

O campeão mundial e olímpico Cesar Cielo já está em Londres, com a seleção brasileira de natação, num trabalho de continuidade da preparação para o Mundial de Xangai (CHI), de 24 a 31 de julho / Foto: CBDA/DivulgaçãoLondres - O campeão mundial e olímpico Cesar Cielo já está em Londres, com a seleção brasileira de natação, num trabalho de continuidade da preparação para o Mundial de Xangai (CHI), de 24 a 31 de julho. Cielo e os integrantes da seleção passam dez dias na capital inglesa, treinando na piscina do Crystal Palace, local que será usado pelo Brasil na aclimatação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Na Europa, Cielo ainda nada o Open de Paris, dias 25 e 26, no primeiro encontro da temporada com os velocistas franceses. Cielo disputou o Campeonato Carioca de Natação, de quinta-feira a sábado, antes de viajar - ganhou cinco medalhas de ouro para o Flamengo, seu clube - e seguiu para Londres no domingo.  

"Em Londres, o objetivo é conferir o local em que faremos a aclimatação olímpica, conhecer a cidade em que estaremos no ano que vem. Em Paris, vamos disputar a competição em que a maioria dos adversários se encontram. É um encontro direto, pré-Mundial, onde ninguém vai estar tão descansado ainda. É sempre bom competir contra os principais adversários", afirma o barbarense Cielo, de 24 anos. O velocista ainda não conhecia as instalações do Crystal Palace, mas sabe que a piscina tem os blocos que serão usados no Mundial e na Olimpíada (da Ômega).
 
"É necessário treinar numa piscina com os blocos que encontraremos no Mundial e na Olimpíada. Antes da competição mais importante de nosso calendário no período de quatro anos, o bloco deixou de ser uma adversidade. Isso já foi resolvido. Agora, o importante é focar no trabalho que a gente tem de fazer mesmo. Assim, poderemos ter uma condição muito boa de chegar na Olimpíada e brigar de igual para igual com todo mundo", completou.
 
Cesar Cielo seguiu para a Europa com o técnico Alberto Silva, que orienta os atletas do P.R.O. 16, o Projeto Rumo ao Ouro em 2016, grupo de treinamento de elite. Cielo disse que ainda está treinando forte e observou que a carga só deve ser reduzida em julho, "faltando aí uns 20 dias para o Mundial". 
 
"Até agora, viemos crescendo, tentando aumentar a carga na musculação e na piscina. Mas não estamos mais na fase de acúmulo, de sempre buscar a progressão. Agora, a fase é de manutenção um pouco maior, procurando, dentro dessa manutenção, ter mais qualidade. Toda hora aumentar o treinamento acaba nos deixando fatigados. Então, a ideia agora é manter o que vinha sendo feito, mas fazer melhor. Tentar nadar um pouco mais rápido, não tão rápido como vai ser em julho, mas começar a ter uma qualidade e uma velocidade um pouco maiores", observou.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook