Coreia do Norte anuncia que vai participar de PyeongChang 2018
Coreia do Norte - A Coreia do Norte informou nesta terça-feira, dia 9 de Janeiro, que vai enviar uma delegação para participar do Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul. O anuncio foi feito depois de uma reunião entre as coreias, na manhã desta terça. Os dois países não se encontravam há dois anos.
Para facilitar o acordo, Seul estuda suspender temporariamente parte das sanções que impôs contra a ditadura de Kim Jong-Un e que vai pedir à ONU e aos países aliados (Estados Unidos e China) que façam o mesmo. Porém, deve ser aberta, nesta quarta-feira, dia 10, uma linha direta para assuntos militares entre os dois países.
O vice-ministro Chun Hae-Sung, responsável da Coreia do Sul pelas negociações com o vizinho, disse que seu país já pediu a realização de uma nova rodada de conversas para diminuir a tensão na península e falar sobre os testes de mísseis e programa nuclear norte-coreano. Mas a Coreia do Norte já manifestou que não vai discutir questões nuclares com seus "irmãos", somente com Washington.
Seul prôpos também que os atletas das duas delegações marchem juntos durante a cerimônia de abertura da Olimpíada. Isso não seria inédito, já que eles desfilaram juntos em outra competiões esportivas.
A Coreia do norte tem dois atletas classificados para disputar o torneio. Os patinadores Ryom Tae-Ok e Kim Ju-Sik.
A Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, acontece entre os dias 9 e 25 de fevereiro.