Daynara é segunda mulher com índice e Bruno esquenta os 50m livre

Até o momento, Bruno Fratus, do Pinheiros, é o dono da segunda vaga para o Mundial na prova dos 50m livre / Foto: Satiro Sodré / CBDARio de Janeiro -  O último dia da Tentativa para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, na noite deste sábado, dia 23 de Abril, no Parque Aquático Júlio de Lamare, teve Daynara de Paula com índice nos 100m borboleta (58s56) e Bruno Fratus (22s10) confirmando seu tempo para os 50m livre.

 Daynara teve um final feliz depois de um dia tenso. A atleta do Minas Tênis Clube conseguira 58s68 no GP de Michigan, há 10 dias, melhor que o índice apontado para os 100m borboleta, 58s76. No entanto, a competição não era válida como seletiva para o Mundial.

- Sou brincalhona e sempre chego no parque aquático brincando, cantando. Hoje cheguei muda, séria, muito concentrada. Estava nervosa demais porque queria muito fazer esse índice aqui. Como fiz o tempo em Michigan, achei que tinha que fazer isso logo aqui porque aí entro no Maria Lenk pensando em melhorar algo que já consegui. Sei que tem muita gente boa tentando e não tem nada definido. Tenho que me esforçar ainda mais, mas é diferente da pressão do “tudo ou nada” que rola na última seletiva – contou.

Daynara passou por momentos difíceis em 2010, quando ficou afastada das piscinas após ser suspensa por seis meses, pois teve resultado adverso para o diurético furosemida durante os Jogos Desportivos Sul-Americanos, em março. A atleta fez questão de tocar no assunto porque acredita que deu a volta por cima depois de um momento de muito estresse.

- Ano passado foi muito estressante e difícil, mas já superei tudo. Eu que já valorizava minha família, meu clube, meus patrocinadores e meus amigos verdadeiros, agora mais que nunca sei da importância deles. Por conta do apoio que tive, só tirei as melhores coisas dessa experiência. Por exemplo, treinei mais que todo mundo, me preparei e agora os frutos estão aparecendo – desabafou.

Até o momento, Bruno Fratus, do Pinheiros, é o dono da segunda vaga para o Mundial na prova dos 50m livre. Cesar Cielo (21s57) e ele (21s93) conseguiram as marcas melhores que o índice (22s13) na primeira competição válida como seletiva para Xangai: O Campeonato Pan-Pacífico, nos Estados Unidos, em agosto do ano passado. Desde então Bruno só vem confirmando que veio para ficar.

No GP de Michigan, competição que reuniu todos os principais atletas brasileiros nos Estados Unidos, no início deste mês, ele foi a prata (22s52) do pódio triplo para o Brasil que foi completado por Cielo com o ouro (22s08) e Nicholas Santos com o bronze (22s54).

- Adorei esse formato novo. Acho que é bem válido. Chegar perto da principal competição com um tempo bom é uma super motivação. É um jogo mental com você mesmo. Achei que a criação desta seletiva mostra que todos estão pensando em alto nível. Os atletas, os técnicos, os clubes, a CBDA. Sou exigente comigo e já esperava nadar na casa dos 21 segundos, mas com os novos blocos de partida que serão instalados para o Troféu Maria Lenk acho que ainda vou melhorar muito – disse.

Embora tenha acompanhado atentamente a prova, Cielo deixou os 50m livre um pouco de lado e no último dia nadou e venceu os 100m borboleta (53s07).

- A Tentativa foi válida. Todo mundo fica com a noção de até onde pode chegar e de como estão os adversários. Os índices são fortes, mas isso é bom. Quem for ao Mundial vai estar lá em condições de ser finalista e disputar medalha. No Maria Lenk todos vão baixar os tempos. Vai ser forte e ainda com a adrenalina da disputa entre os clubes – disse.

A Tentativa Mundial também serviu para provar os atletas para o Mundial Júnior de Natação e para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Este último não terá índices fixos, os resultados serão analisados e calculados de acordo com uma tabela de índices de referência.

A Tentativa aumentou significativamente o time brasileiro para o Mundial Júnior, em Lima, no Peru, em agosto. No encerramento, Angelito Cassandra, do Pinheiros, que atingira a marca dos 100m peito na véspera, também conseguiu índice nos 50m peito (29s07), e Arthur Mendes Filho, também do Pinheiros, fez 54s39 nos 100m borboleta e colocou seu nome no time. Além deles, Gabriel Ogawa atingira o tempo dos 400m medley no primeiro dia, e Giuliano Rocco e Carolina Bergamachi em outras competições.

Tudo será definido no Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk, que acontecerá de 2 a 8 de maio também no Parque Aquático Júlio de Lamare. O Mundial dos Esportes Aquáticos vai de 16 a 31 de julho, mas a natação acontecerá de 24 a 31 do mesmo mês.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook