Mais saúde para os esportes aquáticos no caminho até 2016

CBDA-UFRJ: Laboratório IPPMG / Foto: Satiro Sodré/CBDA Rio de Janeiro - A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e a Universidade Federal do Rio de Janeiro assinaram na manhã desta quarta-feira, 21/09, no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira - IPPMG, um convênio para acompanhamento médico dos atletas de natação, maratonas aquáticas, nado sincronizado, polo aquático e saltos ornamentais.

Além do presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho, participaram da cerimônia de assinatura do convênio a representante da reitoria da universidade e a decana professora Maria Fernanda Quintela, o diretor do IPPMG, Dr. Edmilson Migowski, o vice-diretor do Instituto, o Enfermeiro Bruno Leite e o supervisor científico do Comitê Olímpico Brasileiro, Luiz Viveiros.

A decana Maria Fernanda Quintela destacou a importância do acordo para o desporto nacional. "Este é um dia feliz e o começo de uma parceria que tem tudo para evoluir para projetos maiores e que alcancem até outras modalidades. Este é o marco para que a UFRJ seja inserida no contexto do esporte brasileiro de forma mais intensa e que possa também contribuir no desenvolvimento de novos talentos e na conquista de resultados para o país. Este é um momento muito oportuno também porque o Brasil está se destacando no mundo em diversas questões e será o palco de eventos da magnitude dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo de Futebol", disse.

O Dr. Marcus Bernhoeft, que pertence ao Ambulatório de Nutrologia do IPPMG e é o coordenador médico da CBDA foi um dos principais articuladores do acordo que dará aos atletas de diversas categorias acesso a orientação nutricional, exames cardiológicos, avaliação renal, avaliação respiratória e avaliação odontológica.

O presidente da CBDA frisou a agilidade da equipe envolvida e a vontade de realização do time da UFRJ. "Este é um dia histórico para os desportos aquáticos. Teremos condições de acompanhar mais de perto nossos atletas e com mais recursos. Tudo só foi possível graças a vontade política de todos na UFRJ. Em quatro dias, 26/09, já teremos nossos nadadores que irão aos Jogos Pan-Americanos realizando todos os exames dentro do convênio que estamos assinando hoje. E ao longo da próxima semana os atletas das outras modalidades. Esse acordo terá uma utilidade prática muito grande e em pouco tempo teremos um retrato muito mais fiel dos nossos atletas", explicou.

Além do Instituto de pediatria, que tem um grande laboratório de bioquímica, os atletas encaminhados pela CBDA para atendimento pelo convênio e que não estão na faixa etária pediátrica terão acesso aos serviços do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Escola de Educação Física, da Faculdade de Odontologia e do Instituto de Nutrição.


 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook