Classe HPE projeta disputas acirradas na Copa Suzuki Jimny, em Ilhabela

A etapa de abertura da Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica será a primeira competição oficial da classe HPE25 com as alterações na área vélica das embarcações / Foto: Aline Bassi / Balaio

São Paulo - A etapa de abertura da Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica será a primeira competição oficial da classe HPE25 com as alterações na área vélica das embarcações.

 Os representantes da categoria definiram, em outubro do ano passado, aumento superior a 40% na vela balão e todos os barcos inscritos no circuito devem se adequar à norma. As disputas do HPE25 e das demais classes começam nos dias 19, 20, 26 e 27 deste mês no Yacht Club de Ilhabela. O calendário prevê mais três etapas nos meses de junho, setembro e novembro/dezembro.

A mudança de vela na classe HPE25 tem o objetivo de garantir mais potência e velocidade aos veleiros. Comparando com um automóvel, as embarcações passam de 1.0 para 1.6 com a vela balão maior. "Foi uma decisão coletiva dos velejadores. A ideia é manter a classe mais dinâmica e tecnológica, com conforto e performance. A mudança torna a embarcação mais rápida e precisa, sem comprometer a segurança", explicou Felipe Whitaker, vice-presidente da classe HPE25.

Todos os barcos inscritos são obrigados a se adequar também à mudança no peso máximo. Os quatro integrantes devem somar juntos até 360 quilos. "Vai ficar mais rápido e radical correr de HPE. A classe hoje é uma das mais divertidas e ativas do Brasil e apresenta um excelente nível técnico, contando com a participação de medalhistas olímpicos e mundiais", relatou André Ubinha, tático da equipe HeliSolutions, vice-campeã do Circuito em 2010, atrás do Ginga, de Breno Chvaicer.

Para subir ao lugar mais alto do pódio, o time do HeliSolutions aposta na amizade entre os tripulantes. "Nosso lema é espírito de equipe. Para vencer é preciso obedecer as regras e fazer amizades, que é o mais importante de tudo. Ano passado velejamos seis campeonatos ao todo e conseguimos nos tornar campeões em quatro. Nossa estratégia é concentração total e preparação do equipamento, já que o resto é conseqüência", lembrou Ubinha. O HeliSolutions é comandado por Dario Galvão e os tripulantes que se revezam André Ubinha, Daniel Glomb, Rafael Galgioti e Henrique Gomes.

Reformas no YCI - A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica será o primeiro evento do Yacht Club de Ilhabela depois das reformas estruturais no pier e no restaurante. A partir de agora, a marina terá água doce e energia elétrica, atendendo assim as exigências dos velejadores. O clube também recuperou 40 poitas. As obras, segundo o comodoro Marcos Fanucchi, são suficientes para adequar as dependências para a principal competição do ano, a Rolex Ilhabela Sailing Week, em julho. "A modernização do clube é motivo de muito orgulho pra mim. Nós estamos colhendo os frutos das boas administrações passadas. Não é de um dia pra outro que o trabalho aparece. São 40 anos de know-how e investimentos. A comunidade de Ilhabela é a principal beneficiada", destacou Fanucchi.

Os serviços gerados direta ou indiretamente pelo YCI representam a segunda maior fonte empregadora da cidade do litoral norte paulista, ficando atrás apenas das vagas geradas no serviço público municipal. Para se ter uma ideia, apenas na Rolex Ilhabela Sailing Week é injetado na cidade quase 10 milhões de reais. "O evento vela não dá lucro para o clube. Quase todo valor é revertido para a comunidade de Ilhabela. Os sócios colaboram com as ações e se envolvem com o dia-a-dia do local", relatou o comodoro.

Aviso de regata - A organização da Copa Suzuki Jimny divulgou o segundo aviso de regata da competição, com novidades para os veleiros que disputarão a classe RGS-Cruiser. Já os certificados de medição da ORC Internacional e ORC Club serão os mesmos de 2010. Confira os detalhes do segundo aviso de regata no endereço www.yci.com.br/vela-circuito-2011-1a-etapa-aviso-regata.shtm .

Estão convidadas as classes ORC Internacional, ORC Club, C 30, HPE 25, BRA-RGS/SP, DELTA 32 e RGS CRUISER (mínimo 30 pés). As inscrições para a primeira etapa serão feitas na sede do YCI, nos dias 18 e 19 de março, na secretaria do evento, com valor de R$ 80,00 por tripulantes (exceto tripulante-Mirim, que é isento de taxa de Inscrição).

 

 

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook