Equilíbrio marca quarta etapa da Volvo Ocean Race

Diferença entre os barcos é muito pequena / Foto: Ian Roman/Volvo Ocean Race China -A terceira perna da Volvo Ocean Race 2011/2012 é uma das mais equilibradas da história da Volta ao Mundo. Após oito dias de travessia de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) até Sanya (China), a diferença entre os cinco barcos da flotilha, exceto o veleiro chinês que está na lanterna, não ultrapassa 16 milhas náuticas.

 

A diferença é tão pequena que há um contato visual entre o grupo faltando aproximadamente mil milhas náuticas para a chegada na parada asiática, programada para a próxima semana.

O líder, segundo a última parcial, é o Telefónica com diferença de apenas três milhas para o Groupama. Na sequência estão Puma, Abu Dhabi e Camper. Os barcos passaram pelo Estreito de Malacca, entre a Tailândia, Malásia e Sumatra e enfrentaram congestionamento de barcos pesqueiros, tradicionais na região.

Os Volvo Open 70 sofreram também com a falta de vento neste fim de semana no trecho oriental. "Os obstáculos são grandes neste trecho, que é base da rota de navegação do Porto de Cingapura, um dos mais movimentados da região. Teremos que fazer manobras a todo momento para desviar", salienta Hamish Hooper, tripulante de mídia do Camper.

A liderança provisória é do Telefónica, que adotou uma estratégia de navegação mais ao sul para se consolidar na ponta, mesmo que com pouca vantagem, por cinco dias. A nova rotina a bordo rendeu muito trabalho aos 11 integrantes do veleiro espanhol.

"Estamos felizes por ter escapado deste trecho com condições irregulares. Isso exige quase 24 horas de muito trabalho e manobras para sustentar a ponta. Depois de Malacca, nós esperamos dormir um pouco e descansar, já que tudo foi bastante desgastante fisicamente", relata Neal McDonald, do Telefónica, prevendo uma pausa nas intensas atividades quando o veleiro alcançar o mar do Vietnã.

A Regata do Porto em Sanya está marcada para 18 de fevereiro, aproximadamente 12 dias após a chegada do primeiro colocado da quarta perna.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook