Febre das provas de velocidade atrai crianças na etapa de Prudente | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Febre das provas de velocidade atrai crianças na etapa de Prudente

Ana Luiza Garcez, a Animal, apoia os jovens alunos/ Foto: Divulgação

São Paulo - Considerada o templo das provas de velocidade no Brasil por ter revelado vários medalhistas olímpicos, a cidade de Presidente Prudente recebeu nesta quarta-feira (6) a segunda etapa do II Campeonato Estadual Escolar Modalidade Olímpica Atletismo 2012.

O evento, realizado no Campus da UNESP, contou com crianças e adolescentes de 10 a 17 anos e, a maioria deles, foi à pista tentando imitar os passos de astros dos 100 m rasos, como os medalhistas olímpicos nacionais André Domingos e Claudinei Quirino, além do badalado jamaicano Usain Bolt, recordista mundial e atual campeão olímpico da distância.

O grande destaque do dia foi o velocista Roberto Seigi, que cravou 10s93, com apenas 16 anos. A marca foi uma das melhores do ano nos 100 m e coloca o atleta do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente como uma das esperanças do Brasil na prova. "Estou contente e certo de que estou no caminho certo. Meu foco é para 2016 e espero estar na melhor fase como atleta. Não esperava correr 10s93 agora, pois vinha de lesão. Agora, é seguir nessa evolução", revela Roberto. O homem mais rápido do Brasil em toda história é Robson Caetano, com a marca de 9s99.

A treinadora do jovem velocista espera que o atleta melhore ainda mais a marca em 2013. Porém, nada de pressão por resultados. "É o primeiro ano dele no Centro de Excelência e precisa aprender muita coisa. São vários fatores que irão apontar se o Roberto terá uma carreira vitoriosa, mas é um talento nato e já está sendo lapidado. Não devemos exigir muita coisa e deixar que a evolução seja natural", explica Cleide Amaral.

Além de Roberto Seigi, a saltadora Gabrielle Santos ficou com ouro no triplo e na distância na etapa de Presidente Prudente do II Campeonato Estadual Escolar Modalidade Olímpica Atletismo 2012. O evento teve como padrinho o medalhista olímpico André Domingos, que coordena o CEE da região. Feliz pelo tempo sem chuva e pela adesão dos jovens, o campeão das pistas afirma que o projeto está consolidado e dará mais frutos no futuro. "É nas escolas que se formam os vencedores. É o nosso melhor garimpo, por isso defendo que todo o País faça o mesmo. Me sinto orgulhoso em trocar experiência com os jovens e mostrar que saí de ações escolares como a desenvolvida pela Federação Paulista e pelo Governo do Estado".

André Domingos e Ana Luiza Garces, a Animal, estiveram na pista em Presidente Prudente para apoiar os jovens alunos e também para dar uma palestra sobre drogas e doping. "O objetivo foi mostrar o caminho muitas vezes sem volta das drogas. O esporte é o melhor meio de evitar ouso de entorpecentes.Nós atletas somos exemplos e precisamos passar essa experiência", relata André, que é coordenador do núcleo de Presidente Prudente do Centro de Excelência Esportiva, projeto da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, em parceria com a Federação Paulista de Atletismo.

Na terça-feira (5), apesar da chuva forte, a primeira etapa do II Campeonato Escolar foi realizada na cidade de Ourinhos. Mais de 30 escolas e 12 cidades marcaram presença no evento. A próxima será no dia 19 de junho em São José do Rio Preto.

Confira o calendário

3ª etapa - São José do Rio Preto (19/06)
4ª etapa - Araraquara (20/06)
5ª etapa - São Paulo (21/06)
6ª etapa - Praia Grande (25/06)
7ª etapa - Presidente Prudente (07/08)
8ª etapa - Itapetininga (14/08)
Seletiva - 12 a 14 anos - São Paulo (18 e 19/08)
9ª etapa - Sertãozinho (21/08)
10ª etapa - Praia Grande (04/09)
11ª etapa - São José dos Campos (11/09)
12ª etapa - São Paulo (18/09)
Seletiva - 15 a 17 anos - São Paulo (03 e 04/11)
Final - São Paulo - (16 e 17/11)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook