Seleção brasileira de rugby faz história no Middlesex Sevens, em Londres

Seleção brasileira de rugby faz história no Middlesex Sevens, em Londres / Foto: Sylvia DiezSão Paulo - O rugby brasileiro deu mais um importante passo no caminho da sua evolução. A seleção masculina terminou a 85ª edição do Middlesex Sevens na terceira posição, após ótima campanha.

O torneio marcou a estreia do Brasil no lendário Estádio de Twickenham, em Londres, na Inglaterra, palco dos jogos. Pela primeira vez em excursão na Europa, o Brasil volta com saldo positivo, já que também ficou em terceiro no Newquays Sevens, na semana passada.

"Hoje o coração do rugby mundial bateu verde e amarelo. O mundo esperava pelo Brasil e ele chegou", comemorou Fernando Portugal, capitão da seleção brasileira.

A campanha começou com emocionante vitória por 17 a 14 contra o time da Universidade de Durham, atual campeão da categoria na Inglaterra. A equipe da casa começou melhor a abriu 7 a 0 no placar. Portugal foi o responsável pelo primeiro try brasileiro no estádio, diminuiu o resultado para 7 a 5 e levantou o público.

Na volta do intervalo, Moisés Duque colocou os brasileiros em vantagem de 10 a 7. Na sequência, os ingleses deram o troco e assumiram a dianteira no marcador: 14 a 10. No fim, Henrique Dantas tratou de decretar a vitória brasileira, com um try convertido.

Nas quartas-de-final, o time dirigido por Maurício Coelho e pelo argentino Martin Schusterman bateu o Templars 7 RFC, equipe londrina, por 26 a 19, novamente em partida emocionante. Os ingleses abriram 12 a 0, mas antes do intervalo, o Brasil empatou, com tries de Daniel Gregg e Moisés Duque.

O Templars desempatou para 19 a 12, mas Diego Lopez e Lucas Duque, em roubada de bola e contra-ataque veloz, decretaram a vaga brasileira por 26 a 19. Na semifinal, o Brasil enfrentou o Samurai, time da Nova Zelândia, presente nas principais competições do mundo e campeão do Middlesex na sequência do torneio.

O Brasil conseguiu equilibrar o jogo e esteve em igualdade no placar após try de Lucas Duque, convertido. O adversário abriu vantagem para 14 a 7 e no final, com o cronômetro já zerado, ampliou para 21 a 7. As duas equipes se enfrentaram recentemente no Newquays Sevens, com vitória para o Samuria por 31 a 0. O Brasil também conquistou os torcedores, que apoiaram a seleção em todos os jogos.

"O Brasil teve duas semanas históricas na Inglaterra. Alcançamos duas semifinais jogando contra equipes da elite do rugby mundial. Em Twickenham, ganhamos o reconhecimento e carinho dos espectadores e comentaristas das TVs internacionais. Os atletas saíram ovacionados e aplaudidos de pé. Estamos absolutamente orgulhosos. Mostramos que, com a confiança de patrocinadores e o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte, estaremos entre os melhores do mundo de acordo com o nosso Plano de Alto Rendimento", analisou Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby.

Estreia de sucesso na Europa - A seleção estreou na Europa no fim de semana passado e terminou o Newquay Sevens na terceira posição, após duas vitórias em quatro jogos.

O Brasil começou com vitória por 17 a 5 contra o Raging Bull. Depois, perdeu para a equipe do Exército Inglês, vice-campeã de 2010, pelo placar de 14 a 7. Nas quartas-de-final, os brasileiros fizeram uma bela apresentação e venceram o Apaches por 36 a 19. Na semi, a seleção caiu diante do Samurai por 31 a 0.

Jogadores
Fernando Portugal
João Luiz da Ros
Diego Lopes
Diogo Borges
Henrique Dantas
Lucas Duque
Felipe Claro
Julian Menutti
Moises Duque
Daniel Gregg
Rafael Dawailibi
Erick Monfrinatti

Comissão técnica
Treinadores - Maurício Coelho e Martin Schusterman
Manager - Joaquim Mina
Fisioterapeuta - Jean Marc Volland

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook