Dueto do nado leva capoeira ao Pan e sonha com medalha

Luísa Borges e Maria Eduarda Souza ressaltam evolução da modalidade após primeiro dia de competição / Foto: Satiro Sodré / SSPressLuísa Borges e Maria Eduarda Souza ressaltam evolução da modalidade após primeiro dia de competição / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro - Oficialmente, os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 só começam na sexta-feira (10.07), com a cerimônia de abertura. Mas para a dupla brasileira do nado sincronizado Luísa Borges e Maria Eduarda de Souza a adrenalina da competição teve início nesta quinta-feira (09.07), quando as duas saltaram na piscina do Centro Aquático para abrir a competição da modalidade.

Com o tema “Capoeira”, as brasileiras saíram confiantes da piscina apesar de a nota de 80.9667 não ter agradado tanto. “Nadamos bem, mas a nota poderia ter sido melhor”, avaliou Luísa. “Fomos as primeiras a se apresentar e não sei se isso influenciou um pouco, mas estamos confiantes que podemos melhorar”, continuou. Elas tiveram a quarta melhor nota do dia, atrás de Canadá, México e Estados Unidos.
 
Na competição de dueto as atletas se apresentam duas vezes. Depois do dueto técnico, elas partem para a disputa do dueto livre, no sábado (11.07). A soma dos resultados define o pódio.
 
Para o próximo desafio, Luísa e Maria Eduarda virão com outro tema — “Amazônia” — e um novo traje. “Nossa coreografia está bem forte e acho que no sábado vai dar para subir a nota. Viemos aqui com o objetivo de ganhar medalha”, avisou Luísa.
 
Evolução
 
Para Maria Eduarda, o nado sincronizado está se desenvolvendo cada vez mais no Brasil. E o governo federal, com todo o apoio vindo de instrumentos como a Lei Agnelo/Piva, Lei de Incentivo ao Esporte, Bolsa-Atleta, Bolsa Pódio, Plano Brasil Medalhas, convênios e patrocínios de estatais, tem permitido que a preparação rumo aos Jogos Olímpicos de 2016 possa ser feita de maneira profissional. “Tem melhorado muito desde que eu entrei no esporte, em 2009. Temos feito intercâmbios, clínicas e as condições do nado sincronizado estão boas”, elogiou a atleta.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook