Coaracy Nunes Filho é o novo presidente da UANA

O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA – Coaracy Nunes Filho foi eleito nesta 2ª feira (21/3), presidente da UANA (União de Natação das Américas) / Foto: Satiro SodréLima/Peru – O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA – Coaracy Nunes Filho foi eleito nesta 2ª feira (21/3), presidente da UANA (União de Natação das Américas) durante o Congresso da Confederação Sul-Americana de Natação, a Consanat, que confirmou o próximo Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos para a cidade de Belém, no Pará, de 11 a 25 de março de 2012, tendo a Venezuela como sede suplente.

- A Uana engloba todos os esportes aquáticos das Américas do Sul, Norte e Central. E vamos procurar consolidar esta união já existente entre os países sul-americanos, membros da Consanat, e as federações do Canadá e EUA, ampliando-a ainda mais junto aos países do Centro-Caribe – disse Coaracy, acompanhado pelo secretário paraense, José Ângelo, que veio à cidade de Lima dar as garantias do governo do Pará à realização do Sul-Americano 2012. O presidente da Federação da Colômbia, Edgar Ivan Ortiz, foi eleito junto a Coaracy como novo membro da UANA.
 
A reunião da Consanat teve a participação do americano Dale Neuburguer, membro da FINA, que reafirmou a parceria entre a federação americana e a Consanat, existente desde 1998. Dale explicou que as confederações sul-americanas receberão um DVD com “fundamentos para treinadores” e passam a ter acesso a uma zona privada do site americano com informações  técnicas.

Maratonas Aquáticas em Guadalajara – Outra decisão tomada hoje (seg) muito importante foi quanto à seletiva de maratonas aquáticas para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro. Antes, seria utilizada a maratona de 10 quilômetros do Mundial de Xangai, em julho. Agora haverá uma travessia Pré-Pan-Americana apenas com países da América do Sul. A prova será realizada em maio e a definição a sair nos próximos dias, está entre o Equador e o Brasil, locais que apresentam semelhanças climáticas e de condições de mar ao que será encontrado no México, em outubro. Serão 14 vagas em disputa, sendo sete masculinas e sete femininas. Dos 12 países membros da Consanat, apenas dois não manifestaram interesse em participar – Suriname e Guiana – e com isso, 10 países podem inscrever dois nadadores e duas nadadoras, cada um: Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, Chile e Paraguai.

Competições futuras = O Congresso confirmou ainda algumas datas e sedes de eventos futuros. O próximo Sul-Americano Juvenil será disputado em 2013 na capital chilena Santiago, a exemplo de 2005, competição em que apareceu o talento do campeão mundial e olímpico Cesar Cielo. Santiago ganhou a eleição com seis votos, seguido pela argentina Mar Del Plata, com três, e pela boliviana Santa Cruz, com dois votos. A cidade argentina ficou como sede suplente. Já a Copa Latina do ano que vem será disputada no Brasil, com cidade ainda a ser definida.

O Sul-Americano Master de Esportes Aquáticos que seria disputado no Peru foi transferido para o Brasil, já que a federação peruana está com seu trabalho todo voltado para a realização do Mundial Junior de Natação, em agosto. Como o Rio de Janeiro já estava confirmado como sede do Pan-Americano de Masters, os membros da Consanat decidiram que as duas competições serão disputadas simultaneamente, com a natação, o nado sincronizado e os saltos ornamentais tendo como sede o parque aquático Julio de Lamare, no Maracanã; o pólo aquático, a piscina do Fluminense; e as águas abertas, a praia de Copacabana.

O Sul-Americano Sub-17 de polo aquático, daqui a duas semanas (de 5 a 10 de abril) no município de Copacabana, próximo a Medellín, na Colômbia, teve a confirmação de nove países inscritos no masculino (Brasil, Colômbia, Venezuela, Argentina, Peru, Uruguai, Equador, Chile, e o convidado Trinidad Tobago) e três, no feminino (Brasil, Colômbia e Venezuela).

A natação brasileira já se encontra no Peru para a continuação do Sul-Americano de Esportes Aquáticos. As provas da modalidade acontecerão de quarta a sábado, no mesmo “Campo de Marte”, parque aquático onde foram disputados o polo aquático masculino e o nado sincronizado.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook