Groupama vence sprint final até Abu Dhabi na segunda perna da Volvo Ocean Race

Groupama ultrapassou Telefónica no final / Foto: Yann Riou/Groupama Sailing TeamEmirados Árabes Unidos - O Groupama venceu na quarta-feira, dia 4 de Janeiro, o sprint final da segunda perna da Volvo Ocean Race ultrapassando o Telefónica na chegada a Abu Dhabi. Os veleiros disputaram uma regata curta de 98 milhas náuticas (179 quilômetros) desde Sharjah, também nos Emirados Árabes Unidos.

A etapa valeu 20% dos pontos da etapa que teve início em dezembro, na Cidade do Cabo (África do Sul). Por medidas de segurança contra a ação de navios piratas na costa da Somália, a flotilha foi transportada da África ao Oriente Médio por um cargueiro.

A disputa foi emocionante, já que os espanhóis do Telefónica lideraram quase todo o trecho sendo superados pelos franceses por apenas 52 segundos. A tripulação cruzou a linha de chegada em 6 horas 52 minutos e 9 segundos. A regata teve média de 25 nós na costa árabe. O Camper chegou em terceiro seguido pelo Puma e Abu Dhabi. O próximo desafio da flotilha é a Regata do Porto marcada para a sexta-feira (13)

Os tripulantes do Groupama tiveram de corrigir uma rachadura no casco, depois que o defeito encontrado, no momento em que o veleiro era transportado ao cargueiro de segurança da semana passada, no porto Safe Haven, no Oceano Índico. A tripulação trabalhou na primeira reparação do dano, após a chegada em Sharjah, pois um reparo mais completo será concluído agora em Abu Dhabi.

O resultado favoreceu o time da Espanha que lidera a VOR com 66 pontos. A diferença para o Camper, segundo colocado, é de oito pontos. O Groupama somou mais seis com a vitória e tem 42 pontos, em terceiro. A tabela aponta Puma com 28, Abu Dhabi 19 e Sanya com apenas quatro. O veleiro chinês não completou nenhuma perna por problemas na embarcação.

Pontuação - após a segunda perna:
1° - Telefónica - 66 pontos
2° - Camper - 58 pontos
3° - Groupama - 42 pontos
4° - Puma - 28 pontos
5°- Abu Dhabi - 19 pontos
6°- Sanya - 4 pontos

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook