Recorde de inscritos e novos talentos são destaques do Brasileiro de MTB

Jaqueline de Borba, campeão sub-23 / Foto: Thiago Lemos / CBC

Rio de Janeiro - O Brasileiro de MTB XCO 2015, encerrado neste domingo (19), fez história. Mais de 400 pilotos se reuniram em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e demonstraram todo seu talento e espírito desportivo. Atletas com idades entre 12 anos e 70 anos foram as verdadeiras estrelas de uma competição saudável em um ambiente extremamente familiar. 

"Esse é um dos grandes objetivos do Brasileiro, reunir atletas de todas as idades em um ambiente completamente saudável, que se transforma em um grande aprendizado para todas as categorias em todos os seus níveis. O Rio de Janeiro está geograficamente muito bem localizado e acaba ficando muito perto das regiões mais adeptas ao Mountain Bike, e isso acabou contribuindo para que o evento alcançasse esse sucesso de inscritos. Todos os atletas estão de parabéns pela grande apresentação que fizeram neste brasileiro”, declarou Marco Barbosa, Diretor Técnico da CBC.
 
Para Abraão Azevedo, 45 anos, sete vezes campeão brasileiro, que faturou mais um ouro na Master B2 neste domingo, a disputa não poderia ter sido mais competitiva. "O circuito é bem difícil, muitas subidas. Pista bem seletiva, que exige muito dos atletas. O mountain bike tem evoluído bastante e ter uma pista como essa é muito importante para todos os atletas e para o Brasil continuar desenvolvendo o Mountain Bike da melhor maneira possível.” 
 
A jovem Bruna Saalfeld Elias, de apenas 15 anos, campeã da Juvenil Feminino, também fez questão de elogiar o circuito inédito montado no Vale do Cuiabá, na divisa entre Petrópolis e Itaipava, que surpreendeu tanto pelo grau de dificuldade, como pela boa estrutura.  
 
"A pista estava bem exigente, com obstáculos que precisavam bastante atenção e preparo. Procurei fazer a prova com cautela e acelerava onde me sentia confiante. Ano passado tive minha bicicleta roubada durante o reconhecimento da pista, consegui uma emprestada e ainda conquistei a medalha de ouro. Desta vez participei com uma estrutura bem melhor e voltei ao topo do pódio, estou muito feliz. Agradeço a todos os meus patrocinadores e a minha família por sempre me acompanhar e estarem torcendo por mim", contou Bruna, emocionada pelo bicampeonato ao lado dos pais. 
 
E não foi só Bruna que saiu satisfeita com o evento. A nova geração que vem buscando se firmar no cenário nacional e sonha em defender as cores do Brasil nas Olimpíadas de 2020 e 2024 teve oportunidade de mostrar seu potencial.
 
Na categoria Junior masculina, Erick Bruske ficou com a medalha de ouro, completando a prova em 1h02min59. Gilberto Cesar terminou em segundo lugar à 25 segundos, seguido por Mario Couto à 27 segundos. No feminino, Jaqueline Borba mostrou mais uma vez seu potencial e venceu soberana, colocando 39 segundos de vantagem sobre a segunda colocada, Larissa da Silva. Karen Olimpio completou o pódio em terceiro à 2min10s da campeã.

Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook