Jaqueline Mourão supera marca e “atualiza” melhor resultado feminino do país
EUA - Em meio ao período de preparação que antecedeu os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, o dia 22 de março de 2012 reservou para Jaqueline Mourão uma quebra de recorde na disciplina de Sprint.
Com 37 anos na época, talvez ela não pudesse imaginar que, quatro depois, em um novo ciclo olímpico, o feito se repetiria. Porém, no último sábado (03), em West Yellowstone (EUA), a maior atleta do Cross Country brasileiro alcançou a histórica marca de 140,73 pontos FIS na prova de Rendezvous Ski Trails, Sprint 1.5km Estilo Livre.
Com 41 anos, Jaqueline Mourão supera a si mesma mais uma vez. Logo no início da temporada, a atleta emplaca o melhor resultado de sua carreira na disciplina de Sprint. Classificada com o 18º melhor tempo na qualificatória (00:03,18), Mourão avançou às quartas. Com o 5º tempo na bateria e fora das semis, no entanto, a brasileira não deixou de fazer história mais uma vez para o Cross Country brasileiro.
Estabelecido por ela mesma em Parc du Mont St Anne (Canadá), em prova nacional, o recorde na disciplina (181,79 pontos FIS) foi um dos marcos em meio à preparação rumo aos Jogos de Inverno de 2014. Hoje, mais experiente, com foco voltado para os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018, na Coréia do Sul, ela atinge seu primeiro grande feito nessa nova caminhada.
“Fiquei muito próxima de bater esse recorde em algumas oportunidades, mas agora o atropelei, não dei chances ao azar. Estou feliz por ter conseguido, ainda mais pelo sprint não ser minha especialidade. Fizemos um trabalho muito legal de musculação com o Mathieu Lanoue do Excellence Sportive, em parceria com a CBDN. Ele me ajudou muito a melhorar minha força e estabilidade de maneira eficiente e inteligente. Os treinos não foram muito agressivos, e sim de muita qualidade, sem risco de lesões. Nunca me senti tão estável e forte para conseguir transferir todo este trabalho para as pistas, e em relação à parte técnica, devo minha progressão a muita análise de video, o que me rendeu uma melhora clara no estilo clássico e maior eficácia no livre”, pontuou Mourão.
O trio formado pelas norte-americanas Jennie Bender, Erika Flowers e Anne Hart subiu ao pódio da prova. No dia seguinte, domingo (04), Jaqueline Mourão finalizou a prova de Distance 10km Clássico em 00:36,07, tempo que lhe rendeu a 20º colocação. Entre as primeiras colocadas, novamente um trio dos Estados Unidos, com Elizabeth Guiney, Katharine Ogden e Kaitlynn Miller.
Veja Também: