Victor Santos leva ouro do Sprint em revanche com argentino no Rollerski
São Carlos - Apesar de fria e nebulosa, a manhã deste domingo (13) em São Carlos (SP) marcou a abertura da 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski no Parque Ecoesportivo Damha com uma disputa acirrada entre os atletas na prova de Sprint Freestyle.
Com pontos válidos para o ranking mundial de Cross Country, que credencia para a classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno 2018, a corrida masculina superou qualquer expectativa de emoção e competitividade e foi vencida por Victor Santos. Na feminina, Bruna Moura foi ao topo do pódio mais uma vez.
Apenas três entre 13 atletas registraram tempo abaixo de dois minutos durante a qualificatória masculina: Victor Santos (00:01,56), o argentino Matias Zuloaga (00:01,58) e Altair Firmino (00:01,59). Era a prévia do grande duelo que viria na final. Após as quartas de finais com quatro baterias, as semifinais evidenciaram o duelo de Matias Zuloaga com Altair Firmino, a boa fase de Victor Santos e o talento em ascensão de Lucas Lima. A final reuniu os quatro em uma prova de alta competitividade do início ao fim.
Se na 3ª etapa em outubro, a quebra do bastão de Victor Santos atrapalhou seu bom desempenho durante a disputa com Zuloaga, desta vez o brasileiro deu o troco e ficou com o ouro. Durante a disputa, Altair Firmino ainda ultrapassou o argentino, invertendo a ordem obtida durante a qualificatória.
Ovacionado pelos colegas de equipe ao fim da prova, Victos Santos afirmou: “Estou contente pelo desempenho de hoje, Em outubro, tive a infelicidade de quebrar meu bastão, mas, desta vez, além de estar melhor preparado, não passei por imprevistos e consegui o ouro, meu objetivo principal”.
Entre as mulheres, a ordem pós-qualificatória se repetiu até o final com Bruna Moura, Gabriela Neres, Maria Cecilia Dominguez, Camila Freitas e Gabriela Nakasato, respectivamente. Com o ouro, Bruna Moura amplia o domínio e invencibilidade nas provas válidas para a Federação Internacional de Ski já realizadas em São Carlos.
“O Sprint é uma disciplina bastante atraente e, mesmo com o tempo chuvoso, os atletas conseguiram tempos muito próximos aos obtidos no tempo seco da etapa de outubro. Os destaques positivos foram os atletas Victor Santos, que se recuperou de um bastão quebrado na ocasião para levar o ouro nessa, Altair Firmino com mais uma prata consecutive e Bruna Moura, que segue invicta nas provas FIS de Rollerski realizadas no Brasil”, encerrou Caio Freixeda, gestor de Cross Country da Confederação Brasileira de Desportos na Neve.
Uma prova de Rollesrki Cross Sub-16 seria realizada neste domingo (13), porém a chuva e as condições adversas para realização do percurso durante a tarde cancelaram a prova.
Classificação final:
Masculino
1º Victor Santos
2º Altair Firmino
3º Matias Zuloaga (Argentina)
Feminino
1º Bruna Moura
2º Gabriela Neres
3º Maria Cecilia Dominguez (Argentina)
Veja Também: