Definidos os Campeões brasileiros Masters de 2020

Richard Bilton arrematou mais um título: campeão brasileiro master   / Foto: Luis Ruas

São Paulo - Terminou nesse domingo, 27/9, o Campeonato Brasileiro de Master 2020 - voltado a cavaleiros e amazonas amadores acima de 40 anos- na Sociedade Hípica Paulista. A disputa se deu em quatro alturas: Master B, 1 metro, Master A, 1.10m, Master, 1.20m e Master Top, 1.30m, com participação de 104 conjuntos. Na categoria Master B o experiente ginete Giancarlo Aquino, que recém voltou às competições, garantiu o título brasileiro montando Jab HS Farandula sem faltas ao longo dos três dias de prova.
 
Se para alguns atletas o hipismo e a competição vêm de longa data para outros, o Campeonato foi uma estreia. Esse foi o caso de José Roberto Lages Guimarães, tricampeão olímpico como treinador vôlei, que aos 66 anos disputou sua primeiro campeonato e na verdade até então somente havia competido em uma prova na semana anterior. Montando Hunter Massangana, Zé Roberto foi vice-campeão Master B sem faltas no obstáculos com somente dois pontos perdidos por excesso de tempo, um a cada passagem do 2º dia de competição. Cinco conjuntos foram ao desempate para decisão da 3ª colocação que ficou com Paula Pastore com Valentina do Refúgio, sem faltas, 39s77. Todos os três primeiros representando São Paulo.
 
Zé Roberto foi vice-campeão Master B sem faltas no obstáculos com somente dois pontos perdidos por excesso de tempo, um a cada passagem do 2º dia de competição. Na mesma categoria o experiente ginete Giancarlo Aquino, que recém voltou às competições, garantiu o título brasileiro montando Jab HS Farandula sem faltas ao longo dos três dias de prova. Cinco conjuntos foram ao desempate para decisão da 3ª colocação que ficou com Paula Pastore com Valentina do Refúgio, sem faltas, 39s77. Todos os três primeiros representando São Paulo.
 
"Foi meu primeiro campeonato de hipismo, foi lindo e muito bem organizado aqui na Hípica Paulista. Tenho que agradecer ao Esdra Ramos e ao Caloi que são meus professores e todos que me incentivaram. Eu estava muito reticente porque realmente o nível estava alto e o meu cavalo me ajudou em diversos momentos. Estou muito feliz, não esperava nunca ser vice-campeão. Eu queria somente participar e terminar a prova. Senti um frio na barriga enorme. Para mim estar aqui foi muito mais difícil do que disputar uma final olímpica. O hipismo é dificil tecnicamente, precisamos estar muito em sintonia com o cavalo. Eu montei o cavalo Hunter Massangana só seis vezes antes da competição e acabou dando tudo certo. Foi incrível, uma sensação única, só tenho a agradecer", destacou Zé Roberto.
 
Já na categoria Master Top o carioca Gustavo Padilha, 55, confirmou favoritismo conquistando nada menos que o pentacampeonato. Montando Czamitza JMen II, Gustavo foi o único a fechar os três dias competição com zero ponto perdido. O cavaleiro da casa Luiz Felipe Verdi com Garçon van de Burcht garantiu o vice-campeonato, 7 pontos perdidos. Três conjuntos terminaram com oito pontos perdidos e dois foram ao desempate pelo bronze que ficou com Rodrigo Goulart da Cunha com Hercules Massangana, representando o Rio de Janeiro.
 
Na categoria Master A, sete conjuntos com uma falta foram à decisão do pódio. Montando Salamandra Chap Latino, Luis Ricardo Macaes Coutinho, 43, pernambucano que defende São Paulo, conquistou seu primeiro título brasileiro, após desempate, sem faltas, na ótima marca de 33s81. O vice-campeonato ficou com a amazona Miriam Maffei com Stella Nova, por São Paulo, e Carolina Pereira Cadora com Fenícia Método, por Santo Catarina, foi 3ª, ambas sem faltas 37s12 e 37s36.
 
Já na categoria Master, valeu a experiencia de Ricard Bilton, 55, montando BM Invictus que fechou o campeonato com apenas 1 ponto perdido. "Fui campeão paulista mirim, junior, campeão paulista e brasileiro amador em várias alturas, inclusive, no Amador Top e agora campeão brasileiro Master, é muito legal", destacou Richard, que atualmente só monta em provas. "Meu irmão Charles Bilton, que foi campeão paulista mirim em 1972, organiza parte dos cavalos que ficam estabulados no interior paulista Ricardo Monteiro da Luz."
 
Quatro conjunto foram ao desempate para decisão do vice-campeonato que coube a amazona da casa Gabriella Miguel montando Simba des Flayelles, único a zerar, na boa marca de 44s34. Ana Carolina Borja de Almeida com Caprice van de Hermitage garantiu a 3ª colocação. Ambas representando São Paulo.
 
Veja como ficaram os pódios completos (lembrando também que um mesmo cavaleiro ou amazona não pode ficar entre os três primeiros com duas montarias cedendo o lugar ao classificado subsequente). 
 
Final Master B - 33 conjuntos
 
Campeão Giancarlo Aquino / Jab HS Farandula - FPH - 0 pp 
Vice José Roberto Lages Guimarães / Hunter Massangana - 2 pp 
3º Paula Pastore / Valentina do Refúgio - FPH - 4 pp - 0/39s77 
4º Giancarlo Aquino / Pistache da Umburanas - FPH - 4 pp - 1/43s32
5º Daniela de Azevedo Souza Defina / Darlan ML - FPH - 4 pp 0 4/46s75
6º Marcia Hernandes / Sylvano - FPH - 4 pp - Elm
 
Final Master A - 35 conjuntos
Campeão Luis Ricardo Macaes Coutinho / Salamandra Chap Latino - FPH - 4 pp - 0/33s81 
Vice Miriam Maffei / Stella Nova - FPH - 4 pp - 0/37s12
3º Carolina Pereira Cadore / Fenicia Método - FCH - 4 pp - 0/37s36
4º Maria Silvia Motta Mahfuz / Cassilan JMen IV - FPH - 4 pp - 0/40s16
5º Rodrigo Otavio Kost / CL Sir Lordinho - FPrH - 4 pp - 4/38s99
6º José Vicente Marino / Caland Joter - FPH - 4 pp - 8/35s41
 
Final Master - 22 conjuntos 
Campeão Richard Bilton / BM Invictus - FPH - 1 pp 
Vice Gabriella Miguel / Simba des Flayelles - FPH - 4 pp - 0/44s34
3º Ana Carolina Borja de Almeida / Caprice van de Hermitage - FPH - 4 pp - 8/47s07 
4º Gabriella Miguel / Land Yanni do Feroleto - FPH - 4 pp -  4/45s82 
5º Marta Bier Johannpeter / Srta Aciana Joter - FGGE - 4 pp - 8/53s23
6º Sergio Murollo / Enorme B - FPH - 5 pp
 
Final Master Top - 14 conjuntos 
Campeão Gustavo Padilha / Czamitza JMen II - FEERJ - 0 pp 
Vice Luiz Felipe Verdi / Garçon van de Burcht - FPH - 7 pp 
3º Rodrigo Goulart da Cunha / Hercules Massangana - FEERJ - 8 pp - 4/52s38
4º Gustavo Padilha / Brooklyn Z - FEERJ - 8 pp - ff 
5º Francisco Cirne Lima / Donato da Pedreira - FGEE - 8 pp - El 
6º Marco Antonio Martini Frederico / Collin - FPH - 12 pp
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

{vimeo}152147861{/vimeo}

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook