Fluminense lidera isolado a Taça Brasil

Fluminense foi Tetra Campeão do Troféu Brasil em 2009/ Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - Muita emoção e técnica apurada na rodada desta 6ª feira, 1/06, pela Taça Brasil de polo aquático masculino, no parque aquático Julio de Lamare, no Maracanã. Três jogos que acabaram com vitórias dos times do Rio de Janeiro sobre os de São Paulo: Fluminense 13 x 7 Sesi, Botafogo 12 x 6 Pinheiros, e Flamengo 11 x 9 Paulistano.

A classificação, faltando duas rodadas para o fim da 1ª fase, é a seguinte: 1) Fluminense, 8 pts. / 2) Botafogo, 6 pts / 3) Sesi, 6 pts / 4) Pinheiros, 4 pts / 5) Paineiras, 2 pts / 6) Flamengo, 2 pts / 7) Paulistano, 2 pts. Hoje (sex) à noite acontece a penúltima rodada, com o Sesi de folga, e amanhã (sáb) à tarde, a última (folga do Pinheiros). No domingo, 3/06, os dois mais bem colocados disputam a decisão. Antes, haverá as disputas de 5º e 3º lugar.

O líder Fluminense/BNY Mellon derrotou o Sesi por 13 a 7 (FLU 3 x 0 SESI / 2 x 3 / 2 x 0 / 6 x 4), com boa atuação de alguns jogadores, em especial Cesar Queiroz, autor de quatro gols, todos no quarto final. Os outros gols do Fluminense foram de Adria Delgado (3), Federico Pagani, Bernardo Gomes, Bruno Nolasco, Giacomo Bini, Roberto Marques e do capitão Gabriel Reis. Para o Sesi marcaram Gustavo "Grummy" (3), Pedro Borges, Henrique Lopes Vaconcelos, Antônio Inserra e Arthur Salgado.

"O Carlinhos (Carlos Carvalho, técnico do Flu) nos pediu para jogar no contra-ataque no último quarto, pois dava pra sentir que o Sesi cansou. Assim, fomos abrindo e a diferença cresceu. Fluminense e Botafogo foram os que melhor se reforçaram com estrangeiros e são candidatos a disputar a final, mas temos que nos precaver nos próximos dois jogos para não ter surpresas, já que há bons jogadores tanto no Paineiras como no Paulistano", concluiu Cesinha.

O Botafogo venceu o Pinheiros com autoridade, dominando desde o início da partida. As parciais foram de BFR 3 x 2 CAP / 4 x 3 / 2 x 0 / 3 x 1. O artilheiro da partida foi o capitão da equipe carioca, João Felipe Coelho, com quatro gols. Os outros gols do Botafogo foram de Rafael "Polegar" Farias, Henrique Moniz, Fábio Bento, Josif Vrilic, Nikola Francovic (2), Jonas Crivella (2); e ainda Emílio Vieira, Pedro Tayer, Felipe Santos, Danilo Correa e Marcelo Franco (2) para o Pinheiros.

"O Botafogo está bem, mas não dá pra prever nada. Tivemos pouco tempo para treinar. Nossa piscina ficou pronta há pouco tempo e os reforços estrangeiros chegaram no domingo, treinaram, foram pro jogo e começam a sentir o cansaço, ainda mais com o calor. Mas estamos bem, sabemos da força do Fluminense e não podemos relaxar. O Paulistano, por exemplo, com quem jogamos hoje (sex) à noite, está oscilando, altos e baixos, mas tem dois estrangeiros muito bons. O Pinheiros, que também é forte, me pareceu hoje sem preparo físico", disse Ângelo Coelho, técnico do Botafogo.

A Taça Brasil classifica os seis primeiros colocados para a Liga Nacional, no segundo semestre, e a luta para não ser o 7º e último colocado e ficar de fora da principal competição nacional do ano é acirrada. Em jogo tenso, o Flamengo derrotou o Paulistano por 11 a 9 (FLA 6 X 0 CAP / 4 x 3 / 0 x 2 / 1 x 4). O Flamengo chegou a abrir sete gols de vantagem - 10 a 3 - na primeira metade da partida, e deixou o clube paulista encostar em um gol (9 a 10). Com a vitória, o Flamengo faria seus dois primeiros pontos e empataria com o próprio Paulistano e com o Paineiras na classificação.

O regulamento prevê nesta situação, um desempate por saldo de gols apenas com os resultados dos jogos entre os três envolvidos. Como o Paulistano venceu o Paineiras por um gol - 7 a 6 - e o Paineiras derrotou o Flamengo por dois (8 a 6), a goleada do Flamengo garantiria o time carioca e deixaria o Paulistano na lanterna. Mas ao ficar a apenas um gol do empate, o Paulistano deixava a última colocação para o Flamengo. Mas um gol do jogador montenegrino Sasa Misic, artilheiro da partida, salvou o Flamengo aos 22 segundos para o fim: 11 a 9. Os gols: Flamengo = Sasa Misic (5), Guilherme Almeida (2), Laschlan Hollis (2), Guilherme Rodrigues e Lucas Carlos. Paulistano = Gustavo Coutinho (5), Pere Esforzado (2), Leandro "Flipper" Machado e Tiago Marone.

"Sabíamos que tínhamos que vencer por dois gols e ganhávamos com imensa facilidade. O adversário veio pra segunda metade da partida pro tudo ou nada, com forte marcação. Meu time perdeu o controle ao querer fazer o mesmo, o que propiciou muitas faltas e suspensões temporárias, resultando na perda do meu centro. O Paulistano foi encostando em jogadas de homens a mais, o que nos complicou, mas conseguimos a vitória que interessava", confessou o técnico do Flamengo, Antônio Canetti. Já o treinador do Paulistano, Paulo "Gu" Coutinho, analisou o mesmo momento.

"Eu já tinha feito as contas e estava sabendo da situação desde ontem, mas nem falei com os jogadores para não colocar mais pressão ainda. Nosso jogo encaixou a partir do terceiro quarto, mas aquele começo ruim nos prejudicou. Até encostamos em um gol, o que nos beneficiaria, mas fizemos uma falta, e o Flamengo preparou a jogada de homem a mais para o Sasa, que é um jogador que faz a diferença. Agora, só nos resta um milagre, que é pontuar nos jogos contra Fluminense e Botafogo, os mais fortes da competição", afirmou.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook