Hugo Hoyama se classifica para a sua sexta edição de Jogos Olímpicos | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Hugo Hoyama se classifica para a sua sexta edição de Jogos Olímpicos

O maior ídolo da história do tênis de mesa brasileiro, dono de dez medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos, continua desafiando o tempo / Foto: Reprodução site CBTMRio de Janeiro - O maior ídolo da história do tênis de mesa brasileiro, dono de dez medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos, continua desafiando o tempo e mostrando que é possível permanecer jogando em alto nível mesmo depois dos 40 anos.

 

Hugo Hoyama conquistou nesta segunda-feira a histórica a vaga para disputar sua sexta edição de Jogos Olímpicos, na Seletiva que aconteceu no Centro de Educação Física Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, no Rio de Janeiro.

O outro classificado do dia no masculino foi o paraguaio Marcelo Aguirre, que derrotou Cazuo Matsumoto. No feminino, além de Caroline Kumahara, a mexicana Yadira Silva também garantiu presença em Londres.

Depois de ver Gustavo Tsuboi vencer o primeiro dia de Seletiva, Hugo Hoyama sabia que precisava conquistar a vaga jogando, pois apenas dois atletas por país podem participar do Torneio Individual em Jogos Olímpicos.

Na rodada de abertura, Hugo passou pelo peruano Juan Acosta e depois venceu o cubano Yohan Mora. No terceiro jogo, considerado o mais difícil, derrotou o jovem talento mexicano Marcos Madrid, vice-campeão em Guadalajara 2011.

O brasileiro disputou a semifinal contra Dexter St Louis, de Trinidad e Tobago. Quando marcou o último ponto, caiu de costas no chão, de braços abertos, depois levou as mãos ao rosto para disfarçar o choro de emoção.

"Acho que todo atleta tem que traçar um objetivo e depois correr atrás dele, independentemente da idade ou de qualquer outra dificuldade. Minha experiência mostrou isso, o tênis de mesa é um esporte onde o mais complicado é a cabeça", afirmou Hugo.

"Vou para Londres como se fosse a minha primeira edição de Jogos Olímpicos, vou lá para jogar é claro, mas também para curtir esse clima que só quem já foi sabe", completou.

Além da alegria de conquistar a sua sexta vaga, Hugo se disse satisfeito também em constatar a evolução do tênis de mesa brasileiro, que já conseguiu classificar quatro atletas, entre eles a jovem Caroline Kumahara, símbolo da renovação e a certeza de um futuro promissor para a modalidade no país.

"Estou muito feliz com a conquista da Caroline, que aos 16 anos já vai para sua primeira edição de Jogos Olímpicos. Isso prova que o tênis de mesa feminino vem evoluindo muito também", avaliou Hugo.

Mais vagas - Os mesatenistas Lígia Silva e Gustavo Tsuboi também estão classificados para os Jogos Olímpicos. Os dois garantiram vaga na mesma seletiva que Hugo Hoyama. 

Lígia venceu a chinesa naturalizada dominicana Lian Qian por 4 a 0, e vai para a sua terceira edição de Jogos Olímpicos. "Nem acredito! Estou com a sensação de ter sido a primeira vez que ganho a vaga Olímpica. Acho que sou uma japonesa "falsa". Minha altura, tática e minha paciência são de oriental também", brincou Lígia, entre sorrisos e lágrimas. Caroline Kumahara e Jessica Yamada perderam suas disputas, mas seguem com chances.

Gustavo conquistou a classificação após vitória sobre o cubano Jorge Campos por 4 a 1. O brasileiro com maior ascensão no Ranking Mundial nos últimos anos, e atualmente o nº 1 do país.

"Estou muito feliz! Sei que não consegui me preparar da melhor maneira possível por causa da de uma tendinite que incomodava muito. Estava preocupado porque só conseguia usar meu backhand. Quando o golpe era de forehand sentia a contusão", afirmou Gustavo, sem se esquecer daqueles que sempre o ajudaram.

"Gostaria de falar que não apenas eu ganhei a vaga, tem toda uma equipe por trás, enfim, me superei e dei meu máximo", completou o atleta, que garantiu vaga para Atenas 2004, mas ficou de fora por causa de uma lesão na coluna.

Na outra semifinal, Cazuo Matsumoto perdeu para Lin Ju, que depois venceu Gustavo Tsuboi e ficou com o título simbólico. A competição continua nessa segunda-feira, quando mais duas vagas estarão em disputa.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook