Brasileiro Juraci Moreira compete na Austrália em busca da quarta vaga olímpica seguida
Austrália - Na madrugada do Brasil de sexta-feira para sábado, dia 24 de Março, o triatleta brasileiro Juraci Moreira (Novac Sports/Asics) inicia uma fase decisiva para fazer história. Ele compete na Copa do Mundo de Mooloolaba, na Austrália, de olho na vaga aos Jogos Olímpicos de Londres, o que será a sua quarta participação olímpica seguida.
Experiente, Jura viajou bem preparado e confiante num bom resultado. “Foi uma viagem longa e cansativa, mas estamos alojados aqui na linda praia de Mooloolaba desde segunda-feira e, apesar do grande fuso horário (11 horas à frente de Brasília), a expectativa é a melhor. Chego animado e confiante que fiz um bom trabalho de preparação desde o final do ano passado, ficando na maior parte do tempo longe de casa, do Brasil, da família. Agora é a hora de concentrar e entrar nessa reta final das seis provas até o final de maio”, afirma Juraci.
O experiente competidor sabe que pode fazer história ao se classificar para Londres. “Hoje, somente eu e mais quatro atletas do triathlon têm a oportunidade de competir em quatro olimpíadas seguidas, ou seja, em todos os Jogos em que o triathlon esteve presente, já que sua estreia foi em Sydney 2000. Fazer parte desse seleto grupo me orgulha e me dá muita força para conquistar essa vaga”, destaca.
Juraci não esconde que seus planos são ambiciosos e quer fazer história. “Em Sydney fui o triatleta mais jovem na prova. Tinha 21 anos e em Londres serei um dos mais experientes, com 33. Se garantir a vaga, meu objetivo será garantir a melhor colocação brasileira da modalidade em olimpíadas, que atualmente é o 14º lugar do Leandro Macedo, em 2000, prova que terminei na 21ª colocação”, revela.
“Claro que meu foco é buscar a medalha olímpica, inédita para o Brasil. Os 55 melhores triatletas do Mundo estarão na prova e todos que estiverem lá são candidatos que podem e querem chegar ao pódio”, acrescenta o triatleta do E.C. Pinheiros e beneficiado com a Lei de Incentivo ao Esporte.
Mooloolaba abrirá a sequência de seis provas que definirão o ranking olímpico para Londres. Na sequência, ele compete no dia 15 de abril, em Sydney, também Austrália. Depois, duas provas decisivas, no dia 22 em Ishigaki, Japão, e dia 7 de maio, em Huatulco, México. Na sequência, no dia 13, atua em San Diego, nos Estados Unidos, e fechando o ranking, dia 27, em Madrid, Espanha.