Campeonato Brasileiro da Classe Laser começa em Três Marias

Começa nessa quinta o desafio em Três Marias / Foto: Paul Kane Três Marias - Os mineiros têm um encontro marcado com os esportes náuticos a partir desta quinta-feira, dia 19 de Janeiro, na represa da hidrelétrica Três Marias, no Noroeste de Minas. As regatas que abrem o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser começam às 14 horas.

A competição, que acontece até o dia 27, vai reunir cerca de 180 velejadores. Modalidade olímpica de vela com apenas um tripulante, o campeonato contará com representantes de 13 estados do País. Os pescadores do Velho Chico vão dividir espaço com os grandes nomes da vela nacional. Nos dias 21 e 22, paralelamente ao 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser, acontece o 4º Tiro de Canoa, competição que vai contar com aproximadamente 50 pescadores profissionais, disputando o título de remador mais veloz da região. 

Classe Laser - As disputas serão divididas em duas partes: a primeira acontecerá entre os dias 19 e 22, com as provas da categoria Radial Feminino e Masculino. No período entre 24 e 27 de janeiro, será a vez dos competidores das categorias Standard e 4.7. Nos oito dias do campeonato, estão programadas dez regatas para cada uma das três classes. Os velejadores partirão do Iate Clube Náutico Três Marias. A competição será a primeira seletiva para os mundiais da International Laser Class Association – ILCA.

Na classe Radial Feminino, o destaque é a niteroiense Mônica Matschinske, de 21 anos, medalha de ouro na segunda edição dos Jogos Sul-Americanos de Praia, realizado em dezembro, no Equador. Ela também é campeã no ranking brasileiro da classe Laser, que contabiliza os melhores resultados conquistados nos campeonatos nacionais, regionais, especiais e estaduais.

Allan Godoy é um dos fortes nomes a competir pela Radial Masculino. No esporte à vela desde os 12 anos, o paranaense sempre treinou no Lago de Itaipu e, transitando por outras categorias, venceu no ano passado o Campeonato Centro Sul-Americano de Laser 4.7, que aconteceu no Uruguai. Com essa vitória, o velejador de Foz do Iguaçu entrou para a história. Tornou-se o maior velejador da América do Sul na classe Laser 4.7, com os títulos de bicampeão sul-americano e bicampeão brasileiro.

Medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia e campeão no ranking da ABCL, o paulista João Hackerott é um dos favoritos na classe Standard. Aos 22 anos, ele coleciona conquistas em competições nacionais e no exterior. Após temporada de campeonatos na Europa, João está em treinamento intenso no litoral norte de São Paulo. “Para mim, o Campeonato Brasileiro da Classe Laser tem um grande peso. Uma vitória duas semanas antes da seletiva para as Olimpíadas de Londres é muito importante”, destaca. Após competir no Mundial de Vela em Perth, na Austrália, o catarinense Alex Veeren também está na disputa pelo título na classe Standard durante o campeonato em Três Marias. No ano passado, ele conquistou o Campeonato Sul Brasileiro de Laser e foi vice-campeão no Campeonato Brasileiro.

Na classe 4.7, os destaques são os velejadores Lucas Farina, campeão no ranking nacional da classe, e Antonio Cavalcanti Rosa, vencedor do Campeonato Brasileiro em 2011. Nicholas Grael, filho do medalhista olímpico Lars Grael, fará sua estreia em campeonatos brasileiros nas classes Radial e 4.7.

Tiro de Canoa - Personagem do processo histórico de ocupação da região e importante no desenvolvimento do setor pesqueiro do Estado, a tradicional canoa é a embarcação destaque na corrida que acontece nos dias 21 e 22 de janeiro, no reservatório da Usina Hidrelétrica Três Marias. A competição contará com três categorias: canoa de madeira individual e de duplas, e de voga, embarcação com dois remos muito comum na região do Vale do São Francisco.

Organizado pela Prefeitura Municipal de Três Marias, Colônia de Pescadores e Cemig, o Tiro de Canoa será disputado por pescadores de Pirapora, Ibiaí, Barra do Guaicuí (Várzea da Palma), Buritizeiro e Três Marias. A competição busca recuperar o prestígio da canoa, que já foi protagonista do processo de ocupação do Vale do São Francisco, mas que vem perdendo espaço para os barcos a motor. O evento será realizado no Terminal Turístico Praia Mar de Minas.

Ineditismo - Localizada a 275 km de Belo Horizonte, Três Marias é a primeira cidade do interior do Brasil a receber o Campeonato Brasileiro da Classe Laser. Outro marco inédito é a realização da competição no reservatório de uma usina hidrelétrica. O município banhado pelo Rio São Francisco foi escolhido pelas condições ideais para a prática de vela em um dos maiores lagos do País, com 21 bilhões de metros cúbicos de água, sendo sete vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, o lago de Três Marias sediou o Campeonato Centro-Oeste da Classe Laser (2008 e 2010) e o Campeonato Mineiro da Classe Laser Standard (2009), além das três edições do Tiro de Canoa.

Três Marias - Rica em belezas naturais, Três Marias tem em suas águas um grande potencial turístico e econômico. A cidade é considerada referência para a prática de esportes náuticos e pesca, seja esportiva, profissional ou amadora. Oferece ainda belas praias e ilhas paradisíacas que atraem centenas de apreciadores de caminhadas ecológicas e degustação de pratos típicos, com cardápio abundante em peixes devido à promissora atividade pesqueira da região. O município se destaca por abrigar um dos maiores espelhos de água doce do mundo, sendo revitalizado pela presença do fabuloso e importante Rio São Francisco, e emoldurado por diversas cachoeiras. Além das belezas naturais, Três Marias também se destaca no cenário cultural, com as veredas, verdadeiros oásis do sertão, que inspiraram o consagrado escritor João Guimarães Rosa, em sua maior referência literária: Grande Sertão Veredas.

Cemig - Um dos mais sólidos e importantes grupos do segmento de energia elétrica do Brasil, a Cemig é a maior empresa integrada do setor elétrico brasileiro, atuando em 23 Estados e no Chile. No Noroeste de Minas, a Cemig opera a Usina Hidrelétrica de Três Marias, com potência instalada de 396 MW – uma referência turística que completa 50 anos. Considerada uma das empresas mais sustentáveis do mundo, a Cemig está há 12 anos consecutivos no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em Três Marias, a Empresa desenvolve o Programa Peixe Vivo que, desde 2007, atua na preservação das bacias hidrográficas onde estão instaladas usinas da Companhia. Reconhecida como “Empresa Amiga do Esporte”, a Cemig recebeu o título do Ministério do Esporte pelo incentivo a projetos esportivos e paradesportivos, incluindo o Projeto Versol, que investe na iniciação esportiva, educação ambiental e profissionalizante de 150 jovens de escolas públicas da região.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook