Começou 2017! É hora de traçar metas em busca da corrida perfeita

15ª edição da prova acontecerá dia 18 de junho. Evento reunirá 33 mil participantes, em provas de 6km, 21km e 42km / Foto: Thiago Diz

Rio de Janeiro - Pronto ... agora que já passou aquele período de inúmeras confraternizações de fim de ano, chegou a hora de retomar os treinos com foco no calendário de corridas de 2017. Seguindo as comemorações dos 15 anos da prova, a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro selecionou umas dicas da equipe médica da prova.
 
Neste último mês, é bem provável que a prática esportiva tenha diminuído e que a alimentação não tenha sido tão regrada como de costume, e é justamente por tudo isso que o retorno à rotina precisa de atenção e certos cuidados. A regra número um é entender que o seu primeiro treino não terá o mesmo rendimento da época em que você estava 100% empenhado. É preciso retornar às ruas aos poucos para evitar lesões e poder estar inteiro no dia da prova. Sobre o treino em si, o acompanhamento com um profissional segue sendo uma orientação primordial.
 
O Diretor Médico da Maratona CAIXA do Rio de Janeiro e Presidente da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro, Doutor Paulo Lourega, reforça algumas dicas.
 
“‘Uma gota de prevenção vale um quilo de tratamento’, portanto o melhor seria tão ter cometido abusos nas festas de fim de ano, mas se houve, vale recomeçar a corrida com prudência. Além disso, ter em mãos os exames clínicos em dia e a liberação médica para a prática de atividade física é muito importante”, finaliza Lourega.
 
É importante lembrar também que estamos na estação mais quente do ano, então além de muita água, vale aumentar o consumo de isotônicos como a água de coco. É bom para hidratar e recuperar os sais minerais do organismo.
 
Para esses primeiros dias vale também uma alimentação mais intensa do tipo “detox”, rica em fibras e alimentos que ajudem a eliminar as toxinas do organismo. Veja a receita de um suco indicado pela nutricionista funcional, Isabela Pinheiro, rico em antioxidantes e que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce:
 
• 2 ou 3 cubos de gelo de couve manteiga
• 150mL de suco integral de uva (ou água de coco ou suco de limão)
• 1 maça
• 1 colher de óleo de coco
• 1 colher de linhaça
• 1 colher de chia
 
E... a recuperação. Cuide do sono e do descanso para ter um treino com o rendimento que você almeja. Ah, não custa também relembrar os 10 mandamentos do manual elaborado pela International Marathon Medical Directors Association (IMMDA). 
 
1 – Esteja certo de que você está fisicamente adaptado para as atividades de corrida que está desenvolvendo: todos que querem participar de uma maratona devem fazer exame médico. Uma avaliação médica anual é fundamental. Pessoas na terceira idade, com diabetes ou hipertensos, devem ter cuidados médicos redobrados;
 
2 – Treine adequadamente; sempre sob a orientação de um profissional competente;
 
3 - Siga as regras básicas para uma nutrição adequada;  
 
4 – Mantenha a hidratação adequada antes, durante e depois da corrida;
 
5 – Realize aquecimento e alongamento antes da corrida e alongamento após a corrida:  esta atividade deve ser suave para não gastar a energia que será importante para a corrida;
 
6 - Se vista adequadamente e de acordo com o tempo;
 
7 – Use tênis adequados e confortáveis;
 
8 – Observe as condições da pista enquanto corre;
 
9 – Corra no seu próprio ritmo, nunca o ultrapasse
 
10 – Escute seu corpo: essa é uma das mais importantes.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook