Corredores da Gran Cursos ganham espaço na última etapa de 2013

Largada em 2012 / Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - Os atletas da Gran Cursos/Caixa têm no currículo um feito e tanto: venceram em 2012 e neste ano os favoritos Marílson Gomes dos Santos e Giovani dos Santos na Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, em São Paulo. 
 
Hoje com cerca de 70 integrantes espalhados do Tocantins ao Paraná, a equipe brasiliense é presença certa nos pódios das corridas de rua por todo o País. Seu "DNA" tem muito da personalidade de José Wilson Granjeiro, diretor-presidente da Gran Cursos, e traz a influência de Brasília, sede do encerramento da décima edição do Circuito de Corridas Caixa, no próximo dia 24. 
 
"A Gran Cursos está entre as equipes que mais investem em corrida de rua no Brasil. Só neste ano, vamos gastar R$ 1,2 milhão em nossos projetos", revela o professor Granjeiro, como é mais conhecido. O menino que cresceu correndo pelas ruas de Ceilândia, como ajudante de pedreiro do pai, entrou para o serviço público e se tornou dono da Gran Cursos, escola preparatória para concursos públicos, com 19 livros já publicados. O sucesso se estendeu também ao atletismo. Maratonista desde 2005, Granjeiro coleciona mais de 200 medalhas, incluindo São Silvestre e maratonas internacionais, sem contar os troféus conquistados pela sua equipe. "Tenho uma galeria espetacular", conta, orgulhoso. 
 
A equipe Gran Cursos foi criada em 2008 e desde o ano passado recebe o patrocínio da Caixa. Alguns atletas são hospedados na Casa do Atleta, que possui uma unidade no centro de Brasília e outra em Ceilândia, onde contam com alimentação, acesso à internet, fisioterapia e pista de treinos, entre outros serviços. Há também grupos em Taubaté e Rio Claro, interior de São Paulo. Mas boa parte dos atletas seguem em seus Estados de origem, com seus próprios técnicos, sob a supervisão do treinador Eduardo Nascimento, método que diferencia a Gran Cursos de outros times. Uniformes, tênis, passagens e hospedagens também são bancados pela equipe.
 
"É gratificante ver que atletas que passaram por aqui, como o Giovani dos Santos, hoje estão entre os melhores do Brasil, disputando Olimpíadas e Mundiais", destaca o professor Granjeiro. Para ele, a preparação para as competições e para os concursos públicos são semelhantes. "Ambas exigem planejamento, foco, energia, paixão. Não basta correr, tem que ter uma estratégia. Eu procuro passar para os meus atletas a importância de se preparar e ter paciência, saber esperar pelos resultados."
 
Novos Marílsons - A Gran Cursos também patrocina o projeto Correndo para o Futuro, que atende 80 crianças carentes entre 10 e 14 anos, em Ceilândia, oferecendo, além do treinamento em atletismo, uniformes, tênis, alimentação, passagem e hospedagem. À frente do projeto está o professor Albenes Francisco Souza, primeiro treinador de Marílson Gomes dos Santos, também ceilandense e hoje tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York. 
 
"Nós estamos preparando essas crianças para que possam chegar às Olimpíadas", conta, esperançoso, o professor Granjeiro. "Um dos meninos do projeto, o Rafael Soares Silva, chegou aqui com a mesma idade do Marílson quando começou, e já fez tempos melhores do que os dele, na época. Temos muitos garotos bons, no Brasil. O que falta são olheiros que possam descobri-los e lapidá-los, assim como empresários que invistam neles."
 
Encerramento do Circuito Caixa 2013 em Brasília - Vários atletas da Gran Cursos classificados entre os primeiros do ranking CBAt/Caixa de corredores de rua, como Valdir Oliveira (4º, 280 pontos), Edielza Guimarães (4ª, 303 pontos), Rosiane Xavier (5ª, 266 pontos) e Kleidiane Barbosa (7ª, 230 pontos) devem confirmar presença na etapa de Brasília do Circuito CAIXA. A prova, no dia 24, marca o encerramento da 10ª edição da competição. Para os amadores, as inscrições estão disponíveis no site www.circuitocaixa.com.br, com o valor de R$ 70,00, até o dia 17. Atletas maiores de 60 anos ganham 50% de desconto sobre essa taxa. 
 
O Circuito Caixa já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8), Porto Alegre (1º/9), Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10) e São Paulo (27/10). Presente em quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook