Trio nordestino do Cruzeiro quer o pódio em Ribeirão Preto

Justino Pedro, campeão em Fortaleza / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Ribeirão Preto - Um trio de nordestinos promete "estragar" a festa dos atletas do interior paulista, no Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa em Ribeirão Preto. 
 
Os baianos Giomar Pereira, hexacampeão brasileiro de corrida de rua, e Edson Amaro dos Santos, bicampeão da Maratona Maurício de Nassau, juntam-se ao pernambucano Justino Pedro da Silva, pódio em quatro etapas do Circuito, para a prova noturna deste sábado (11). A disputa terá largada às 18 horas na Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, em frente ao Liceu Albert Sabin, na Vila do Golf, e percursos de 5 km e 10 km.
 
Giomar Pereira é velho conhecido em Ribeirão Preto. O baiano de Jacobina venceu a prova três vezes, em 2006, 2007 e 2008, e estabeleceu o recorde da etapa, com 29min53 em 2006. Nesta temporada, no interior paulista, ele contará pela primeira vez com a companhia de outro baiano, Edson Amaro dos Santos, de Juazeiro, com quem rivaliza nas principais competições no Nordeste. 
 
"Será a segunda disputa do Edson com a camisa do Cruzeiro", destaca Alexandre Minardi, técnico da equipe mineira, da qual faz parte o trio de nordestinos. "Agora, competindo pelo Cruzeiro, ele terá a possibilidade de correr fora do Nordeste e aparecer para o Brasil. Depois da corrida de Ribeirão Preto, ficará uma semana em São Paulo, com o Justino, treinando para a Maratona de São Paulo, no próximo domingo."
 
Justino Pedro da Silva, pernambucano de Petrolina, vem se destacando no Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, e é favorito ao título em Ribeirão Preto, de acordo com Minardi. O fundista venceu a etapa de Fortaleza e foi ao pódio em outras três: vice-campeão em Pernambuco e Porto Alegre, terceiro em Salvador. Parceiro de treinos de Edson, já que os dois moram em cidades próximas, separadas apenas por uma ponte, também será ajudado pelo bom entrosamento entre os dois, na prova deste sábado (11).
 
"Com certeza, o fato deles treinarem juntos praticamente quatro dias por semana vai ajudar os dois. Um dá força para o outro, ajudando a manter o ritmo. O Justino, principalmente, está muito bem, correndo muito forte", completa o treinador Minardi.
 
Corrida e tênis - A campanha Pegada do Bem, que promove doações de tênis para jovens atletas carentes em todas as cidades por onde passa o Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, também chega a Ribeirão Preto. No interior paulista, o projeto beneficiado será o Joga Tênis Ribeirão, que usa uma outra modalidade esportiva, o tênis, como ferramenta de inclusão social de crianças e adolescentes da periferia da cidade. Os calçados devem ser doados no próximo sábado (11), dia da corrida, na tenda de retirada de chip, e serão entregues aos representantes do projeto durante a cerimônia de premiação.
 
Realizado desde 2004, o Circuito Caixa conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8) e Ribeirão Preto (11/10), a competição ainda terá etapas em Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/Caixa de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2015.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook