Mais gordo, Cielo quer fazer o melhor tempo do ano em Guadalajara

Cielo ao lado de Felipe França passeia no México. Principal nome da natação brasileira quer fazer a melhor marca do Ano para chegar forte em Londres 2012 / Foto: Satiro Sodré/AGIFSan Luiz de Potosi - A seleção brasileira de natação já se encontra na cidade de San Luis de Potosí, cidade a 1900 metros de altitude e local da aclimatação do grupo, antes de viajar para Guadalajara - 1500 metros de altitude - sede dos XVI Jogos Pan-Americanos.

O grupo chegou um pouco antes das 15 horas local desta 4ª feira, 5/10 (17h, de Brasília), vindo de ônibus da Cidade do México, com exceção de Fabíola Molina, Diogo Yabe e Felipe Lima, que vieram dos EUA de avião e chegaram quase uma hora depois. Duas horas mais tarde já estava treinando no centro esportivo de La Loma. Dos 40 nadadores convocados, apenas cinco não vieram a Potosi, indo direto para Guadalajara, na semana que vem: Nicholas Santos, Nicolas Oliveira, Tatiana Lemos, Luis Arapiraca e Tales Cerdeira.

Entre os presentes em San Luis de Potosi, se encontram Cesar Cielo e Thiago Pereira, que repetirão as mesmas provas do último Pan, no Rio de Janeiro. Em 2007, Cielo conquistou três ouros - 50m e 100m livre e revezamento 4x100m livre - e uma prata, no 4x100m medley. Já Thiago foi a grande sensação ao superar o recorde de medalhas numa só edição dos Jogos, com oito conquistas, sendo seis de ouro (200m e 400m medley, 200m costas, 200m peito e os revezas 4x100 e 4x200m livre), além de uma prata (4x100m medley) e um bronze (100m costas). Ambos querem no Pan de Guadalajara, no mínimo repetir o desempenho do Rio/2007.

"Em 2007 estava nervoso, competindo em casa e tinha a meta de superar os americanos e o Meolans (José Meolans, ex-nadador argentino). Hoje sou mais experiente, preparado. Estou bem mais confortável e é difícil alguma coisa me derrubar psicologicamente. Voltei a uma forma de excelência - 88kg em 1,95m - após Xangai, em que estava magro, branquelo e parecia doente. Apesar da altitude, quero fazer o melhor tempo do ano e deixar minha marca em Guadalajara. Vou tentar superar o 21s52 da minha vitória no Mundial, para entrar no ano olímpico com uma marca forte. Pensar positivo é tudo no esporte", disse Cielo, que ainda analisou suas duas provas principais, "até as Olimpíadas, minha prova principal era os 100m livre. Foi nela que consegui meu primeiro recorde sul-americano e minha primeira medalha olímpica (bronze). Mas logo veio a vitória nos 50m livre em Pequim e tudo mudou".

Para Thiago, o mais importante será a quantidade de medalhas e não o tempo. "Vou tentar repetir 2007, disputando e subindo ao pódio em oito provas. Ia tentar a nona, mas me tiraram dos 200m livre. Sei que agora tem a dificuldade da altitude, mas isto é pra todos. No final vai dar tudo certo e se der pra melhorar o que fiz há quatro anos (6 ouros, 1 prata e 1 bronze), não tenha dúvida que vou fazer", afirmou Thiago.

Os treinos prosseguem em dois turnos (10 às 12h e 18 às 20h) até o próximo dia 12, quando a equipe brasileira prossegue viagem para Guadalajara. Nesta 5ª feira, 6/10, foi realizada a foto oficial das equipes brasileiras que vem treinando em La Loma: natação, taekwondo, triatlo e atletismo (maratona e marcha).

Seleção brasileira de natação presente em San Luis de Potosí

Feminino = Ana Carolina Santos, Carolina Mussi, Daiene Dias, Daynara de Paula, Etiene Medeiros, Fabíola Molina, Fernanda Alvarenga, Flavia Delaroli Cazziolato, Gabriela Rocha, Gabriella Silva, Gracielle Herman, Jessica Cavalheiro, Joanna Maranhão, Larissa Cieslak, Manuella Lyrio, Michelle Lenhard,e Michelle Schmidt, Sarah Correa, Tatiane Sakemi e Thammy Ventorin

Masculino = André Schultz, Bruno Fratus, Cesar Cielo Filho, Diogo Yabe, Felipe França da Silva, Felipe Lima, Gabriel Mangabeira, Giuliano Rocco, Guilherme Guido, Henrique Rodrigues, Kaio Márcio de Almeida, Leonardo de Deus, Lucas Kanieski, Rodrigo Castro e Thiago Pereira.

Técnicos = Alberto Silva, André Ferreira, Antônio Barbosa, Arilson Silva, Carlos Matheus, Marcelo Vaccari e Marco Veiga.

Outros = Dr. Marcus Bernhoeft (médico) / Profº Paulo Cesar Marinho (biomecânico) / Jean Romagnoli (fisioterapeuta) / Vagner Nascimento (massagista)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook