Seleção olímpica definida e Fluminense campeão do Troféu Brasil

Luiz Outerelo & Ingrid Oliveira - Ouro na plataforma mista / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDALuiz Outerelo & Ingrid Oliveira - Ouro na plataforma mista / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Brasília - O Fluminense conquistou o 46º Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, encerrado neste domingo, 22/5, no Centro de Excelência da modalidade, na Universidade de Brasília (UnB).
 
É o nono título consecutivo da equipe carioca na competição, vencedor com 280,5 pontos, seguido por Pinheiros e Botafogo, com 198,5 e 1185, respectivamente. O campeonato definiu a seleção brasileira da modalidade para os Jogos Rio 2016 (lista no final).
 
O Troféu Eficiência - para os saltadores que mais pontuam para os seus clubes nas provas individuais - foi ganho mais uma vez por Milena Sae, do Pinheiros, com 51 pontos, no feminino. No masculino, houve um empate entre Ian Matos, do Fluminense, e Isaac Souza, do Botafogo, ambos com 39 pontos. Mas no desempate, o prêmio foi para Ian, que na soma das três provas individuais (Trampolins de 1 metro e 3 metros, e plataforma) totalizou 726,35 pontos contra 652,30 pontos de Isaac.
 
Ricardo Moreira, supervisor-técnico da modalidade na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), resumiu o sucesso da competição e a expectativa para a primeira Olimpíada em solo sul-americano.
 
- A competição está muito boa, principalmente por vermos a motivação e disposição dos saltadores em chegarem 100% nas Olimpíadas. Estão dando o máximo, treinando forte e lógico que não estão na melhor forma aqui, nem é pra estar agora. Mas a preparação é intensa e estão todos muito motivados. A cabeça é muito importante no esporte e nos saltos ornamentais, a importância é ainda maior. O atleta estar concentrado é fundamental e nós vemos que os nossos atletas estão nesta direção. A mescla de nossa equipe é muito boa. Temos uma nova geração que vem surgindo com grande potencial, mas com longo caminho a percorrer. E a experiência do trio Hugo, César e Juliana pode ser muito útil para estes novatos, encurtando este caminho - disse Ricardo Moura.
 
Nas provas que encerraram a competição, vitória de Tammy Galera, do Fluminense, no trampolim de 3 metros (242,55); de Isaac Souza, do Botafogo, na plataforma (315,95); e da dupla do Fluminense na plataforma mista (Luis Outerelo & Ingrid Oliveira), com 267 pontos.
 
A seleção brasileira olímpica tem nove nomes, divididos entre os rodados Juliana Veloso, Hugo Parisi e César Castro - a primeira indo para sua quinta Olimpíada e os outros dois para a quarta - e seis jovens em sua primeira experiência olímpica. Mas este time ainda pode crescer a partir do dia 15 de junho, na repescagem da Federação Internacional (FINA), já que há chances de Ingrid Oliveira e Isaac Souza Filho entrarem na disputa da plataforma individual. Ingrid já está dentro dos Jogos no salto sincronizado, mas Isaac, que completa 17 anos um pouco antes dos Jogos, seria a novidade como o caçula do time.
 
Seleção Brasileira nos Jogos Rio 2016 (em ordem alfabética)
 
César Castro - trampolim de 3 metros
Giovanna Pedroso - plataforma sincronizada
Hugo Parisi - plataforma / plataforma sincronizada
Ian Matos - trampolim de 3 metros sincronizado
Ingrid Oliveira - plataforma sincronizada
Jackson Rondinelli - plataforma sincronizada
Juliana Veloso - trampolim de 3 metros / trampolim de 3 metros sincronizado
Luiz Felipe Outerelo - trampolim de 3 metros sincronizado
Tammy Galera Takagi - trampolim de 3 metros sincronizado
 
Resultados do 4º e último dia - 22/05/2016
 
Trampolim 3m Fem (final) = 1 - Tammy Galera - Fluminense - 242,55 / 2 - Gabriela Figueiredo - Botafogo - 227,30 / 3 - Luana Lira - Grêmio Cief/PB - 220,25
 
Plataforma Masc (final) = 1 - Isaac Souza - Botafogo - 315,95 / 2 - Luiz Felipe Outerelo - Fluminense - 283,75 / 3 - João Felipe Dias - Clube Semanal/SP - 251,10
 
Plataforma Mista (final direta) = 1 - Luiz Felipe Outerelo & Ingrid Oliveira - Fluminense - 267,00 / 2 - Kawan Pereira, do Centro Olímpico Gama & Anna Lúcia dos Santos, do Mackenzie - 214,35 / 3 - Thais Rocha & Gabriel Rodrigues - Pinheiros - 196,92
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook